17
novembro
2017
2018: que resultado eleitoral favorece as importações?

O ano de 2017 tem servido como uma continuação de 2016 e como uma sala de espera para 2018. As atenções do mercado permanecem concentradas na próxima disputa presidencial. Expectativas, apostas e ansiedades giram em torno dos resultados das eleições futuras. Com importadores, a situação é a mesma. Que vitória presidenciável favorece as importações?

 

Após um período de hegemonia, o cenário político brasileiro parece viver uma mudança estrutural no perfil de seus atores. Em outros tempos, o debate ocorria entre tendências progressistas. Entre elas, uma ala de centro buscava se posicionar de forma estratégica, servindo de “fiel da balança” às disputas entre os maiores partidos.

 

O recente declínio e recuo do progressismo fizeram surgir novos atores, partidos, rivalidades, propostas. As tendências foram expandidas, criando possibilidades. Votos são disputados por progressistas, centristas, liberais, conservadores e até mesmo uma ala que alguns chamariam de “regressistas”. As definições desses rótulos ficam por conta de análises e opiniões.

 

A instabilidade política e as indefinições contextuais tornam incerto saber quem serão os presidenciáveis que representarão algumas dessas tendências. Algumas estão estabelecidas, situação que consegue antecipar vantagens em pesquisas de opinião. Nada impede, no entanto, que a revelação futura de outros nomes mude os resultados dessas pesquisas.

 

Diante dessas possibilidades, o importador se pergunta qual seria o resultado que mais traz vantagens às suas atividades. Em tese, a resposta pode ser óbvia. O principal resultado político que favorece as importações é aquele que favorece a produtividade do país. Ele pode gerar incentivos, como redução de impostos sobre artigos e serviços importados, indispensáveis a esse objetivo.

 

A recuperação da produtividade é uma etapa necessária à recuperação do país. Possivelmente seria até mesmo inescapável. É improvável que nenhuma das atuais tendências ignore essa necessidade (a não ser as mais extremistas e periféricas). O cenário pode ser benéfico ao importador, que deve se preparar para recolher esses benefícios.

 

Mesmo nesse cenário vantajoso, as importações ainda serão desafiadas por diversos obstáculos. Permanecem desafios clássicos, como gargalos logísticos, burocracia alfandegária, tributação complicada. Há também riscos inerentes, como mudanças bruscas no cenário internacional. Tudo isso exige orientação de uma assessoria competente na área.

 

Para essa assessoria, a WM TRADING oferece conhecimento avançado, formado por anos de experiência em comércio exterior. Trabalhamos com base em qualidade, que interpretamos como satisfação do cliente. Usamos planejamento sofisticado para importar com resultados vantajosos e segurança.

 

Em busca dos melhores resultados, empregamos recursos estratégicos. Contamos com uma ampla rede de fornecedores, que oferecem produtos de qualidade, preços competitivos e descontos em fretes. Usamos nosso poder de negociação para trazer as melhores condições possíveis de câmbio e financiamento.

 

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.
http://msnetto.com.br

null

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *