02
janeiro
2018
Agilidade no desembaraço aduaneiro

O desembaraço aduaneiro é uma das demoras mais esperadas nas importações. Durante essa etapa, é preciso aguardar que as autoridades verifiquem os documentos e as informações declarados pelo importador. Dada sua complexidade, o ideal é que essas declarações sejam feitas com auxílio de uma assessoria. A agilidade desse processo exige duas medidas complementares: prevenir e remediar.

O desembaraço é uma das últimas etapas para que a encomenda possa ser acessada pelo importador. O processo começa a partir de uma seleção aleatória, na qual as importações podem cair em três canais. No canal verde, não há verificação. No amarelo, há verificação documental. No vermelho, há verificação documental e física. Não se pode contar com a sorte: toda importação deve estar adequada até mesmo para o canal vermelho.

Para prevenir atrasos no desembaraço aduaneiro, é preciso que documentos e informações sejam corretos e precisos. Esse processo é feito por meio do Siscomex. Esses documentos incluem informações sobre a carga; documento que comprova pagamentos à Marinha Mercante, quando a encomenda vem por transporte marítimo; e comprovante de pagamento do ICMS.

As informações fornecidas pelo importador devem estar adequadas, conforme as exigências da lei e dos regulamentos. Essa responsabilidade é do próprio importador. É sobre ele que recai o esforço de cuidar para que a documentação satisfaça as condições impostas pelas autoridades, informando com precisão aquilo que for exigido.

Mesmo com todo cuidado e precisão, muitas vezes as autoridades podem considerar que há algum tipo de irregularidade. Isso pode ocorrer, por exemplo, na classificação de mercadorias. Nesse caso, é preciso remediar. O importador deve argumentar por que forneceu aquelas informações; e por que elas deveriam ser consideradas corretas.

Em desembaraço aduaneiro, tanto prevenir quanto remediar exige procedimentos complexos. O alto nível de detalhes e de reviravoltas sujeita o importador a diversos equívocos. Esses equívocos podem gerar prejuízos às importações, como atrasos e até mesmo multas. Para obter segurança, o importador fará melhor contando com os serviços de uma empresa como a WM TRADING.

Com anos de experiência, a WM TRADING dispõe de conhecimento para importar com agilidade e precisão. Temos prática com desafios e procedimentos aduaneiros, que nos permite buscar os melhores resultados disponíveis. Usamos de planejamento documental e classificação de mercadorias precisa, prevenindo equívocos, remediando empecilhos e obtendo agilidade no desembaraço aduaneiro.

Não medimos esforços para aperfeiçoar resultados. Contamos com uma vasta rede de fornecedores, localizados em mercados competitivos, com condições de crédito adequadas e descontos em fretes. Temos prestígio no mercado, que usamos em favor de sua empresa para obter condições de financiamento vantajosas. Tudo para que sua importação chegue sob as melhores condições possíveis.

WM TRADING, qualidade e referência em comércio exterior.

REFERÊNCIAS

https://ibid.com.br/blog/desembaraco-aduaneiro-o-que-e-e-como-funciona/

Marcelo S. Netto

http://msnetto.com.br

http://msnetto.com.br

null

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *