29
agosto
2017
Banco Central faz pesquisa para ampliar serviços de facilitação em operações cambiais

Um dos maiores riscos aos importadores são os cambiais. Os custos e oscilações do câmbio podem ser elevados, comprometendo o resultado das operações. Para evitar esses riscos, uma solução possível é o uso do Serviço de Pagamento em Moeda Local (SML). Por meio dele, o importador pode fazer pagamentos e transferências em moeda local, deixando o serviço fazer todo o processo de conversão. As principais vantagens incluem evitar burocracia, riscos e custos. Apesar dessas vantagens, o serviço é pouco usado no país. Para ampliar a prestação desse serviço, o Banco Central (Bacen) realiza uma pesquisa pública, disponível até o fim de agosto.

 

O Banco Central acredita que o baixo uso do SML é a falta de conhecimento público sobre esse serviço. Para confirmar sua hipótese, a instituição preparou um questionário online, com perguntas objetivas sobre a empresa, suas atividades e seu conhecimento sobre o SML. O objetivo é descobrir se os produtores e comerciantes brasileiros conhecem de fato o sistema SML e se teriam realmente interesse na ampliação desse serviço. De acordo com o Bacen, o questionário é realizado de forma totalmente segura: não é preciso se identificar, e as informações são mantidas em absoluto sigilo.

 

Até o momento, o Bacen mantém convênios SML com três bancos: o Banco Central da República da Argentina, o Banco Central do Uruguai o Banco Central do Paraguai, com o qual o acordo está em fase de implementação. A pesquisa ainda está disponível online, mas é só até o final de agosto. Ainda dá tempo de participar dela. Para isso, clique neste link.

 

E para importar com segurança, a WM TRADING oferece serviços de qualidade, baseados em sólido planejamento, experiência consolidada e uma ampla rede de fornecedores. Temos sempre uma solução logística, financeira, cambial e operacional adequada aos seus negócios, respeitando suas principais características. Com nosso planejamento documental e classificação de mercadorias, evitamos entraves alfandegários e beneficiamos suas importações com eventuais vantagens, como redução tributária ou isenção fiscal.

 

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *