09
novembro
2017
O planejamento fiscal na importação

Planejamento é essencial ao sucesso das importações. Uma das etapas mais estratégicas desse processo é o planejamento fiscal na importação. Por meio dele, o importador verifica quais tributos deve pagar e como pode fazê-lo nas melhores condições possíveis. Isso demanda uma assessoria competente, que oriente o importador sobre as melhores escolhas, opções e oportunidades disponíveis.

 

Inicialmente, é preciso avaliar que impostos recaem sobre a importação. O importador deve entender as principais características das tarifas e dos impostos que recaem sobre aquilo que pretende nacionalizar: fatos geradores, alíquotas, procedimentos necessários para declarar e pagar os valores. As principais cobranças são as seguintes:

 

– ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

– II (Imposto sobre Importação);

– IOF (Imposto sobre Operações de Câmbio);

– IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);

– ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza);

– PIS Importação;

– COFINS Importação.

 

Existem também as cobranças de taxas, como as tarifas aduaneiras e o AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante).

 

Em seguida, é preciso verificar se há oportunidades para reduzir impostos e cobranças sobre importação. Por exemplo, o ICMS de alguns produtos pode passar por reduções pontuais, como forma de estimular a produção nacional. Detectar essas vantagens exige acompanhar e estudar os convênios que podem diminuir a alíquota do ICMS.

 

A combinação desses dois esforços – conhecer os impostos, procurar por redução tributária – pode ser complexo e desafiador. Exige conhecimento, inteligência, expertise, investimento. O ideal para o importador é contar com a assessoria de uma empresa especializada. Sem a devida prática de planejamento fiscal em importações, existe o risco de perder oportunidades e até mesmo de tornar as importações custosas e impraticáveis.

 

Para evitar esse risco e aproveitar as melhores oportunidades, a WM TRADING oferece assessoria e prática avançadas em comércio exterior. Usamos planejamento fiscal detalhado, beneficiando suas operações com segurança e eventuais vantagens, como redução tributária e isenção fiscal. Fazemos nossos melhores esforços para nacionalizar suas mercadorias nas melhores condições disponíveis.

 

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.

 

REFERÊNCIAS

 

https://exame.abril.com.br/pme/os-impostos-que-sua-empresa-deve-pagar-na-importacao/#

 

http://www.portaltributario.com.br/artigos/tributosimportacao.htm

Marcelo Netto

http://msnetto.com.br

null

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *