Tópicos
2017, seus encantos e suas surpresas

Mesmo às vésperas da conclusão, 2016 insiste em ser um ano de reviravoltas. Com isso, o mercado se divide entre euforia, cautela e retração quanto a 2017. O ano novo nem sequer começou e já inspira reações atípicas. O que esperar do ano seguinte? Seria prudente projetar nele uma continuação ou uma ruptura com 2016? O dilema é essencial para importadores, que precisam começar seus preparativos para o ano seguinte.

Por um lado, as expectativas para 2017 seguem  otimistas. As projeções para 2017 conservam algum entusiasmo. Edições recentes do boletim Focus ainda demonstram que há expectativas para redução da inflação. Por consequência, há expectativas também para a redução dos juros. São ótimas notícias para produtores e importadores.

Por outro, as mesmas expectativas arrefeceram. Em dezembro, as projeções continuaram otimistas, mas começam a abrandar. O mercado e o governo reduzem suas  projeções para o Produto Interno Bruto de 2017. O mercado espera que seja cerca de 0,80% [2], enquanto a Fundação Getúlio Vargas espera 0,30%. Muito abaixo dos 1,5% projetados pelo governo ainda em novembro de 2016 [3].

Existem também expectativas pessimistas. Algumas análises preveem um PIB negativo em 2017 [5] [6]. Nesse cenário, a recessão seria dificilmente superada em apenas um ano. Na melhor das hipóteses, a retomada do crescimento iniciaria somente em 2018. Ao longo de 2017, a macroeconomia e as contas governamentais ainda estarão se recuperando, postergando as benesses desses ajustes.

Dentre as três expectativas – positivas, positivas mas moderadas, pessimistas –, qual deveria ser assumida pelo importador? A resposta mais sensata é: tanto faz. Importar é preciso em qualquer cenário. Nos melhores, a importação torna possível elevar a produção e a competitividade. Nos piores, permite manter os negócios com baixos custos. O mercado internacional ainda é a melhor opção para negócios avançarem ou permanecerem.

Para isso, uma assessoria competente em comércio exterior é indispensável. Ela reduz custos e permite acessar o mercado internacional com mais segurança e facilidade. Para isso, a WM TRADING disponibiliza assessoria avançada. Temos experiência e know-how em exportação e importação. Oferecemos os melhores recursos para suas operações em comércio internacional, em qualquer contexto político ou econômico.

Nossas importações são feitas com base em planejamento criterioso. Abrangemos todas as etapas, desde a escolha do fornecedor até a nacionalização da carga. Obtemos soluções logísticas, financeiras e documentais inteligentes para seus negócios. Trabalhamos para obter as melhores soluções, sempre de acordo com suas principais características, necessidades, possibilidades e expectativas.

Monitoramos o mercado internacional com inteligência, visitas internacionais in loco e presença em feiras internacionais. Construímos uma ampla rede de fornecedores, com produção de qualidade, preços competitivos e fretes reduzidos. Suas importações são beneficiadas com redução de preços, de custos e de riscos, chegando nas melhores condições possíveis.

Peça um orçamento. Com a WM TRADING, sua empresa pode conquistar excelentes oportunidades do mercado internacional, vencendo e aproveitando qualquer cenário, em qualquer ano.

 

Larissa Borges
dezembro 14/2016
0
Poder de negociação é fundamental

Em importações, um dos processos mais basilares e estratégicos é o de negociação. Com toda competitividade do mercado, negociar faz toda diferença para fechar um negócio lucrativo e bem sucedido. O processo de negociação ocorre em praticamente todas as etapas das importações. Capacidade para negociar é imprescindível para importadores, que sempre podem se beneficiar de uma assessoria em importações que possa ampliar essa capacidade.

A primeira parte das negociações envolve a própria aquisição da mercadoria ou do serviço. É preciso negociar os melhores preços nos mercados mais produtivos e acessíveis. Por sinal, essa é uma das vantagens do comércio internacional: a possibilidade de encontrar muitas ofertas. A etapa exige uma rede de fornecedores ampla, que ofereça diversificação de opções. Além disso, é preciso experiência para que as negociações possam ocorrer da forma mais favorável possível.

A eficácia das importações depende também da negociação de prazos. O timing de produção e de entrega precisa respeitar o ciclo produtivo dos negócios e garantir a lucratividade da operação. Para isso, é preciso contar com fornecedores capazes de conceder esses prazos, assumir compromissos e cumprir os acordos. Em diversos casos, isso demanda alta relação de confiança, de costume e de preferência entre o fornecedor e o solicitante.

A negociação financeira e cambial são igualmente relevantes no comércio exterior. Ela determina as condições de custeamento das importações, afetando sensivelmente seus resultados. Embora existam taxas gerais de mercado, há sempre a possibilidade de se acertar valores, prazos e condições que favoreçam um pouco mais o sucesso das importações. Mais uma vez, a relação de confiança pode fazer uma diferença significante na hora de fechar os contratos.

Em todas essas etapas, é fundamental a relação de confiança. Para obter um bom desempenho, que superem a média do mercado, é preciso uma parceria sólida e contínua com empresas e instituições fornecedoras. Para isso, o importador necessita de experiência e confiança no mercado, qualidades que se alcança com anos de operação. Para encurtar o caminho, o importador pode se beneficiar de uma assessoria que o represente de forma adequada no mercado.

Para isso, a WM TRADING disponibiliza toda sua experiência em negócios internacionais. Temos sólida reputação no mercado financeiro e no comércio exterior. Intermediamos todo o processo de negociação de suas compras e financiamento, obtendo resultados otimizados para suas operações. Tudo para que sua encomenda seja adquirida, transportada, nacionalizada e entregue nas melhores condições possíveis.

Nossa ampla rede de fornecedores nos permite alcançar excelentes oportunidades nos principais mercados globais. São parceiros de alta capacidade, qualificados para detectar ofertas, preços e condições de entrega vantajosas, somada a taxas de frete competitivas. Seus negócios se beneficiam com produtos de excelente qualidade, adquiridos a preços diferenciados e com custo de transporte reduzido, rapidez de entrega otimizada e maior segurança de entrega e de transação.

Contamos também com amplo prestígio no mercado financeiro e cambial. Obtemos condições de pagamento adequadas aos seus negócios, com soluções desenhadas de acordo com as principais características de suas atividades, como ciclo financeiro e produtivo. Negociamos contratos de câmbio diferenciados, podendo também usar operações de hedge cambial, protegendo seus lucros contra as eventuais oscilações no preço da moeda estrangeira.

Entre em contato com a WM TRADING e solicite um orçamento. Descubra os benefícios de nossa parceria em negociações para importação.

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
Transporte, segurança, rapidez e custo

Comércio exterior vai muito além de comprar e vender. Existe também o esforço de fazer a encomenda chegar ao comprador. O processo demanda alto planejamento sobre a rota de transporte. É necessário escolher as melhores opções logísticas para equilibrar custo, tempo e benefício, as principais variáveis desse processo. Nesse contexto, produtores e comerciantes sempre podem se beneficiar da assistência de empresas experientes no ramo.

A primeira necessidade do transporte é a de segurança. A rota da encomenda precisa passar por locais com estabilidade econômica e política, evitando obstáculos à movimentação da mercadoria. Além disso, o material precisa ser oriundo de mercados com a mesma estabilidade, evitando problemas que dificultem o envio das encomendas.

Outra necessidade estratégica é a rapidez. A rota de transporte precisa passar pelos modais mais adequados e eficientes, reduzindo ao máximo possível o tempo de espera. É preciso escolher portos, aeroportos e opções terrestres que façam a carga se movimentar com toda rapidez disponível. Quem importa tem pressa de receber a encomenda e manter a produtividade.

Por último, mas não menos importante, surge o custo. A rota de transporte deve selecionar opções que mantenham intactos os benefícios do negócio. É preciso escolher rotas com modais eficazes, beneficiados com eventuais benefícios fiscais. Opções caras e inconvenientes podem diminuir a lucratividade da operação e tornar a transação insustentável.

As três variáveis – segurança, rapidez e custo – precisam ser equilibradas por meio das escolhas certas. Essas escolhas demandam monitoria avançada sobre a situação dos locais por onde as encomendas deverão embarcar, passar e desembarcar. É claro, o esforço pode ser altamente custoso para comerciantes. É possível reduzir custo e aumentar a eficácia das operações com os serviços de uma assessoria profissional.

Para essa assessoria, conte com a WM TRADING. Temos experiência e conhecimentos vançados em planejamento logístico. Desenvolvemos soluções que atendem às características e necessidades de seus negócios. Com nossos serviços, sua empresa garante ao máximo a melhor combinação entre custo, segurança e rapidez.

Trabalhamos com inteligência em comércio internacional. Monitoramos de forma contínua a situação econômica e financeira de países estratégicos à logística internacional. Igualmente monitoramos as condições de nacionalização em território nacional. Verificamos as rotas, opções e modais mais adequados e eficazes à nacionalização da sua carga. Tudo para que sua encomenda chegue em tempo hábil e nas melhores condições possíveis.

Para aperfeiçoar os resultados, estendemos nosso planejamento a todas as etapas de suas operações. Usamos planejamento documental e classificação de mercadorias sofisticados, evitando entraves burocráticos e alcançando eventuais reduções tarifárias ou isenções fiscais. Com planejamento financeiro, obtemos soluções de financiamento que respeitam o ciclo financeiro e produtivo de seus negócios.

Peça um orçamento à WM TRADING. Com nossos serviços, seus negócios pode alcançar o melhor do comércio internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
Mercosul: possíveis oportunidades

O Mercosul parece anunciar mudanças promissoras em sua orientação. As recentes reviravoltas internas e externas no bloco podem significar o abandono gradual de sua tendência política, que cede espaço ao pragmatismo comercial. Importadores e exportadores brasileiros devem ficar atento a essas movimentações, porque podem significar futuras oportunidades de negócios na região.

As possíveis alterações no Mercosul remetem às mudanças políticas e econômicas na América do Sul. Por um lado, países como Argentina e Brasil abandonam o discurso politizado internacional, passando a uma agenda econômica. Por outro, países como Peru, Paraguai e Bolívia buscam expandir seu crescimento recente, assumindo tendência pragmática. Dessa forma, surge consenso sobre a necessidade de expandir mercados.

Praticamente por consequência, o bloco indica conversão a uma tendência mercadológica. Brasil e Argentina, membros idealizadores, concordam em buscar uma pauta voltada ao liberalismo, com priorização do comércio. Dessa forma, o bloco fornece indícios de um possível abandono de sua orientação politizada, passando a focar parcerias voltadas à compra e à venda de mercadorias e serviços.

O afastamento da Venezuela é também um indício dessa provável mudança de paradigma. Outrora defendida por diversos membros, a participação venezuelana no Mercosul tem sido questionada por meio da Cláusula Democrática do bloco. Embora em termos políticos, esse questionamento pode ser um subterfúgio para afastar a tendência politizada da Venezuela, situação que também favorece a orientação comercial do bloco.

Todos esses indicativos indicam benefícios comerciais vindouros nos países do Mercosul. São economias ascendentes com produtividade melhorada, tendência liberal e orientação cada vez mais mercadológica. Importadores e exportadores precisam estar atentos ao bloco comercial, que muito em breve pode trazer oportunidades renovadas ao comércio na região.

Para isso, uma assessoria competente permanecerá indispensável. Mesmo com vantagens, o comércio internacional continuará exigindo orientação adequada para os trâmites legais e logísticos na região, junto aos seus desafios. Para isso, a WM TRADING disponibiliza anos de prática, experiência e know-how em comércio internacional. Fornecemos a sua empresa acompanhamento para tomar as melhores decisões em compra, venda, financiamento e logística.

Realizamos suas operações com base em alta inteligência e planejamento. Estudamos as melhores formas de adquirir, transportar e nacionalizar sua carga, com equilíbrio entre custos, tempo e qualidade. Desenvolvemos soluções para todas as etapas de sua venda ou aquisição, incluindo logística, tributação e documentação. Criamos soluções adequadas aos seus negócios, respeitando suas principais características.

Em busca de resultados aperfeiçoados, monitoramos de forma constante os mercados internacionais. Avaliamos economias in loco, por meio de missões internacionais e de viagens de negócio. Contamos com uma ampla rede de fornecedores, altamente capacitados a negociar preços, qualidade e custos de frete. Suas encomendas chegam nas melhores condições possíveis de custo, aquisição, transporte e tributação.

Entre em contato conosco e peça um orçamento. Com a WM TRADING, sua empresa pode alcançar as melhores vantagens do comércio internacional.

Referências

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/temer-e-macri-irao-acertar-rumo-liberal-no-mercosul

http://www.infomoney.com.br/blogs/terraco-economico/noticia/5594756/mercosul-menos-politica-mais-economia

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
Queda dos juros, ascensão da economia

Após meses de expectativa, a taxa Selic, principal referência dos juros nacionais, foi reduzida neste mês em 0,25% pontos percentuais, passando para 14% ao ano. É a primeira queda desde julho de 2015, mês em que o Copom elevou a taxa para 14,25%, percentual mantido por cerca de quinze meses. A redução foi contida, mas pode ser o primeiro passo em uma tendência “dovish” de baixas sucessivas nos juros. Empreendedores devem ficar atentos para as prováveis oportunidades de crescimento em 2017, em particular no comércio internacional.

A redução da taxa de juros se explica pela melhora dos indicadores de confiança do mercado. Embora permaneçam cautelosos para 2016, esses indicadores seguem tendência otimista para 2017. De acordo com edições do boletim Focus, investidores e empreendedores preveem melhora em 2017, com redução de inflação e de juros [1]. Em relatórios recentes, o Fundo Monetário Internacional antevê crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2017 [2]. Esse otimismo pode ser atribuído às medidas inaugurais do novo governo, que priorizam controle inflacionário, reajuste das contas públicas e recuperação do crescimento.

A recente redução na taxa Selic reforça a aposta na recuperação gradual da economia. O possível cenário positivo tem sido antecipado em movimentos da bolsa de valores, cujo crescimento recuperou em 2016 o maior fechamento desde abril de 2012, com esperada queda do dólar [3] [4]. A combinação entre juros reduzidos, câmbio valorizado e otimismo sugerem que a tendência econômica do país pode estar em seu ponto maduro de reversão. O contexto pode ser benéfico às operações do comércio internacional, exigindo posicionamento de empreendedores e importadores.

Para aproveitar o melhor possível desse cenário, importadores podem sempre se beneficiar de assessoria em comércio internacional. Mesmo em um contexto favorável, é preciso orientação para tomar as melhores decisões perante os desafios clássicos do setor: gargalos logísticos, tributação complexa, burocracia volumosa. Os riscos do comércio internacional permanecem significantes, exigindo profissionalismo que somente empresas especializadas no setor podem oferecer.

Pensando nessa necessidade, a WM TRADING disponibiliza aos seus negócios alto conhecimento e know-how em comércio internacional. Com anos de experiência no mercado, podemos orientar sua empresa nas escolhas mais adequadas para realizar importações da forma mais segura possível. Tudo isso com a eficácia e a redução de gastos que somente uma empresa terceirizada no setor pode oferecer.

Realizamos extenso planejamento para suas importações, incluindo documentação, logística, fornecimento e soluções de engenharia financeira. Adquirimos e nacionalizamos suas cargas nas melhores condições fiscais, logísticas e tributárias possíveis, buscando rapidez e eventuais vantagens como redução tarifária e isenção fiscal. Desenhamos soluções adequadas aos seus negócios, respeitando ao máximo prazos, ciclos financeiros e processos produtivos.

A fim de trazer o melhor do comércio internacional, contamos com uma ampla rede de parceiros nos mercados mais estratégicos da atualidade. Com nossos parceiros, podemos alcançar redução de fretes, qualidade adequada e disponibilidade de atendimento, reduzindo custos, obtendo preços competitivos e assegurando as vantagens de suas negociações. Para manter a seletividade de nossas parcerias, avaliamos constantemente o mercado internacional. Usamos monitoramento, visitas in loco e missões em feiras internacionais, descobrindo e trazendo as melhores opções para os seus negócios.

Peça um orçamento à WM TRADING. Descubra como podemos beneficiar sua empresa em qualquer contexto econômico.

Referências

[1] http://oglobo.globo.com/economia/focus-analistas-melhoram-previsao-para-inflacao-juros-20300436

[2] http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/5659138/ibovespa-dispara-semana-fecha-acima-dos-mil-pontos-com-rali

[3] http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2016/10/19/dolar-tem-2-queda-e-fecha-a-r-3169-menor-valor-em-mais-de-2-meses.htm

[4] http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1819936-brasil-voltara-a-ter-o-oitavo-maior-pib-global-em-2017-preve-fmi.shtml

 

 

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
O diferencial da experiência em importações

Importar é sobretudo tomar decisões. O importador precisa escolher o fornecedor adequado, a logística mais eficaz, as melhores opções para nacionalizar a carga. Em um mundo globalizado, o processo pode ser desafiador. O comércio internacional é formado por inúmeras variáveis. E, quanto mais variáveis, maiores os riscos. Nesse caso, como tomar as melhores decisões? É nesse momento que os importadores mais se beneficiam da experiência de uma assessoria competente em comércio internacional.

O comércio internacional ocorre em diversos níveis. Passa pela conjuntura econômica, pelas condições logísticas, pelos trâmites burocráticos, até mesmo pela situação política. A segurança dos negócios depende de prática e de costume com todos esses níveis, seja em um contexto nacional ou internacional. Isso revela a importância de uma assessoria profissional competente, formada por anos de atuação no setor.

As primeiras decisões recaem sobre a compra da carga. O importador deve analisar de quem adquirir, com que qualidade, a que preço, com que custo de frete. Nesse processo, pesam a competência do fornecedor, a estabilidade dos mercados, a segurança da economia, até mesmo a confiança do ambiente político. Todo esforço de monitoramento é indispensável para que a decisão seja a melhor possível.

Em seguida, é preciso avaliar a logística da encomenda. O importador precisa decidir que rota tomar, a quem confiar sua encomenda, em que investir para obter o máximo possível de segurança. As decisões afetam direta e sensivelmente o custo de transporte, o tempo de espera e o próprio resultado da operação. Todo conhecimento é indispensável para evitar prejuízos ou gargalos logísticos.

Finalmente, surge o desafio de nacionalizar a carga. Os resultados das importações variam bastante de acordo com o modal escolhido, o local de chegada, a carga tributária dos estados. As melhores escolhas equilibram a necessidade de rapidez, eficácia, segurança e barateamento. Nos melhores casos, pode ser possível obter eventuais vantagens, como redução tributária e isenção fiscal.

Em todas as etapas, pesam sobre o importador a capacidade de contornar obstáculos e aproveitar chances avulsas. A avaliação deve considerar necessidades, possibilidades e oportunidades. Quando essas tarefas são apenas atividades-meio, esse processo pode sair caro e arriscado. O risco de trabalhar por conta própria pode levar a decisões equivocadas. Isso pode solapar toda e qualquer vantagem de importações.

Felizmente, não é preciso correr esse risco: a WM TRADING oferece assessoria avançada em comércio internacional. Ajudamos sua empresa a realizar as melhores escolhas possíveis em importações. Usamos alto planejamento para elaborar soluções de acordo com as necessidades e possibilidades de seus negócios.

Temos conhecimento e experiência com encomendas de todos os tipos, até mesmo com as mais complexas e de grande porte. Contamos com uma ampla rede de fornecedores, com preços, qualidade e custo de frete competitivos. Dispomos de escritórios e parceiros localizados nos pontos mais estratégicos do território nacional. Sua carga chega com custos reduzidos, preços diferenciados e no menor tempo possível.

Para aperfeiçoar nossas operações, estendemos nosso planejamento a todas as etapas. Usando planejamento documental, prevenimos e remediamos entraves alfandegários. Por meio de planejamento financeiro, obtemos as melhores soluções para custear suas encomendas. Tudo com base em ampla vivência no setor, amparado por alta qualidade de serviços, elaborada com base no padrão internacional ISO 9001.

Entre em contato com a WM TRADING e solicite um orçamento. Com nossa experiência, ajudamos sua empresa a fazer as melhores escolhas em comércio internacional.

 

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
Importando com segurança em um mundo imprevisível

Por ironia, a única certeza do mundo atual é a incerteza. Eventos inesperados atingem o mercado com frequência, criando riscos, gerando possibilidades e exigindo atenção. Diante desses eventos, tomar as melhores decisões pode ser desafiador. O comércio internacional exige cada vez mais assessoria qualificada, capaz de oferecer as melhores opções para operar com o máximo possível de vantagem e segurança.

Desde o início do novo milênio, o mercado tem sido surpreendido por acontecimentos repentinos. Alguns exemplos são trágicos: o 11 de setembro, a crise de 2008, os grupos extremistas, os tsunamis. Outros são bem vindos: as recentes novas fontes de energia, novos mercados, novas tecnologias. Benéficos ou não, todos esses eventos fazem surgir incertezas que afetaram o comércio internacional. Importar exige alto planejamento, cautela e senso de oportunidade.

Em 2016, as surpresas mundiais prosseguiram. Um golpe militar na Turquia. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. A queda do kirchnerismo na Argentina. A saída da Grã-Bretanha da União Europeia. Muitas dessas surpresas foram bem recebidas, porque geraram oportunidades e benefícios. Mesmo assim, causaram volatividade e senso de fragilidade, dificultando a tomada de decisões.

No Brasil, os eventos políticos e econômicos também surpreenderam. Manifestações por todo o país contra e a favor do governo. Um processo de impeachment. O combate à corrupção nos bastidores do poder. O surgimento de novos grupos políticos. Como ocorre no internacional, muitos desses eventos foram considerados positivos. Mesmo assim, confirmaram a impressão de incerteza, afetando o comércio internacional e gerando ansiedade no mercado.

Diante de toda essa incerteza, a tomada de decisões em importação é arriscada. Quando comprar? De quem? E de que forma? Fazer escolhas equivocadas pode ruir a vantagem do negócio. As melhores soluções ainda dependem de experiência, know-how e costume com as reviravoltas do mercado internacional. É indispensável contar com uma assessoria profissional em importações, que consiga oferecer opções adequadas a todo tipo de cenário e mudança.

Para superar esses desafios, a WM TRADING disponibiliza assessoria avançada em importações. Com nossa experiência, obtemos soluções adequadas para suas compras no mercado internacional. Evitamos obstáculos e remediamos desafios com o máximo de rapidez e segurança. Diante das reviravoltas e das incertezas, protegemos suas operações com toda segurança disponível, tarefa possibilitada pela nossa sólida vivência com importações.

Acompanhamos o mercado internacional em busca das melhores oportunidades e das opções mais confiáveis e seguras. Monitoramos informações, visitamos fornecedores e mantemos presença em feiras internacionais. Temos uma extensa rede de fornecedores e de parceiros, que nos auxiliam a obter o melhor custo-benefício em sourcing, aquisições e frete. Suas encomendas chegam com rapidez e segurança, transparência e qualidade de atendimento.

Entre em contato com a WM TRADING. Com nossa parceria, sua empresa pode alcançar o melhor do comércio internacional.

 

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
WM Trading agora fornece serviços de sourcing

Aproveitar o melhor do mercado internacional exige análise e conhecimento sofisticados. É preciso experiência e contato para encontrar o produto certo, que atenda às necessidades de cada importador. Isso depende de um trabalho avançado de triagem e seleção de informações, baseado em critérios refinados de análise. Nesse processo, uma empresa de sourcing bem estruturada, como a WM TRADING, é indispensável ao sucesso do importador.

Ao selecionar o fornecedor, é preciso levar em conta a qualidade de seu produto ou serviço. Essa qualidade depende do objetivo final do importador. Soluções específicas são necessárias  para produtos sofisticados ou simples, resistentes ou descartáveis. O sucesso depende de conhecimento e de parcerias que auxiliem a detectar o fornecedor adequado, capaz de satisfazer as demandas próprias dos negócios, além das exigências legais domésticas.

Outro critério importante é o preço do produto ou do serviço. Ele deve ser equilibrado junto à qualidade, obtendo para o importador a melhor relação custo-benefício. Encontrar o preço adequado exige investigar mercados, detectar oportunidades, avaliar vantagens comparativas entre os mercados. Mais uma vez, as parcerias e a experiência da empresa de sourcing são fundamentais para que a busca seja bem sucedida.

Informações sobre produtos, serviços, qualidades e preços são menos evidentes do que parecem. Avaliá-las é um trabalho muito mais sofisticado do que realizar buscas em catálogos ou na Internet. É preciso vivência com fornecedores e experiência com timing e oportunidades. É igualmente necessário contar com parcerias e contatos que permitam realizar essa busca da forma eficaz, beneficiando o importador com preços competitivos e qualidade adequada.

Para isso, a WM TRADING oferece seus novos serviços de sourcing. Detectamos ao redor do mundo as melhores combinações entre qualidade e preço, de acordo com as necessidades e  expectativas dos seus negócios. Beneficiamos nossas buscas com parcerias sólidas, somadas à nossa ampla experiência em comércio internacional.

Nossos serviços de sourcing são baseados em ampla vivência no mercado. Temos contato com uma vasta rede de fornecedores e de parceiros estratégicos, localizados nas economias mais dinâmicas do mundo. Detectamos as melhores soluções de abastecimento para produtos e serviços, adequadas a todo tipo de importação. Sua empresa recebe opções adequadas de custo-benefício, capazes de elevar sua produção e competitividade.

Realizamos sourcing com monitoramento constante do contexto internacional. Acompanhamos mercados e economias por meio de parcerias, inteligência e presença in loco. Visitamos feiras de comércio internacional e firmamos acordos com empresas de sourcing estratégicas ao redor do mundo. Tudo para que sua empresa alcance as melhores oportunidades comerciais, dentro dos objetivos almejados por seus negócios.

Entre em contato com a WM TRADING e conheça nossas soluções em sourcing. Encontre conosco as opções adequadas para abastecimento no mercado mundial.

 

 

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
O rumo dos juros brasileiros

A recente baixa nos juros brasileiros ainda gera expectativas e indagações. Após quase um ano de alta, o Copom enfim decidiu reduzir a taxa em 0,25 pontos percentuais, deixando a Selic em 14,00%. A redução era aguardada e tem sido celebrada. Mesmo assim, pode ser considerada modesta. O valor da Selic permanece alto. O mercado ainda se pergunta o que significa essa redução. Para importadores, a resposta é simples. A redução nos juros é uma excelente notícia.

Juros é uma variável estratégica para importadores. Ela determina as possibilidades de financiar e lucrar com operações no comércio internacional. Mesmo modesto, um declínio nos juros pode ser promissor. Indica que as autoridades monetárias desejam testar o mercado. O objetivo é saber se a economia aceita ou suporta a redução dos juros. Caso o resultado seja positivo, a tendência é abaixar os juros cada vez mais.

Tudo indica que o teste será bem sucedido. Edições seguidas do Boletim Focus informam que o mercado está animado para 2017. As expectativas para o ano seguinte são de menos juros, menos inflação, mais crescimento. Isso estimula as autoridades monetárias a prosseguir na redução dos juros. Mesmo com incertezas, prevalecem no plano doméstico as perspectivas otimistas. A tendência é a de que os agentes se posicionem nesse sentido.

Existe também a necessidade de as autoridades tomarem decisões firmes. Ao reduzir os juros, elas estão transmitindo uma mensagem clara ao mercado: “a partir de agora, buscaremos todas as oportunidades para continuar essa redução”. Voltar atrás nessa decisão comprometeria sua influência sobre o mercado. Uma vez reduzidos os juros, as autoridades tendem a caminhar nesse sentido.

A redução dos juros indicam provável cenário positivo. Mesmo com percalços e surpresas, o ano seguinte promete recuperação. O processo pode ser lento, mas será sem dúvida de melhora. Será o momento ideal para produtores e investidores brasileiros deixarem a postura defensiva. O mercado brasileiro está diante de uma oportunidade singular para planejar 2017 com base em produção e competitividade.

Nesse contexto, prestígio nos mercados financeiro e internacional será imprescindível. Os riscos de crédito no Brasil permanecem ativos. As melhores condições de financiamento dependem de alta confiança para negociações. A opção mais adequada para isso ainda será contar com um representante. Por meio dele, importadores podem obter soluções melhores junto a financiadores e a empresas internacionais, importando com mais vantagem e segurança.

Para isso, conte com a WM TRADING. Trabalhamos há anos no comércio internacional, onde consolidamos uma sólida reputação entre parceiros, sócios e financiadores. Trazemos as melhores opções para financiar suas operações, com o máximo de vantagem e segurança possíveis.Tudo para que sua empresa desfrute as melhores oportunidades do mercado global.

Operamos com base em extenso planejamento financeiro. Temos alto poder de negociação no mercado, que usamos em favor de sua empresa junto a entidades financiadoras. Obtemos dessa forma as melhores soluções para o custeio de suas operações, respeitando as principais características de seus negócios, como ciclo financeiro e operacional.

Contamos também com uma ampla rede de fornecedores, localizados nos mercados mais dinâmicos da atualidade. Mantemos uma parceria sólida com produtores de alta qualidade e desempenho. Representamos sua empresa diante de nossos parceiros comerciais, obtendo excelência em soluções em crédito. Suas encomendas chegam nas melhores condições possíveis de qualidade e financiamento.

Entre em contato com a WM TRADING. Com nossa negociação, sua empresa pode alcançar excelentes condições de compra e crédito no mercado internacional.

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0
O triunfo de Trump e o comércio internacional brasileiro

A vitória presidencial do empresário e republicano Donald Trump surpreendeu o mundo. Apesar de menos votos diretos, Trump obteve a vitória de 279 delegados, tornando-se o mais novo presidente dos Estados Unidos. A vitória pegou de surpresa analistas políticos. Trump não contava com apoio intelectual e artístico. Além disso, não tinha experiência política. É o momento de importadores e exportadores ponderarem o significado da vitória de Trump sobre o comércio internacional brasileiro.

A vitória de Trump gera relativo receio e incerteza. Ao longo da disputa presidencial, o agora presidente fez declarações polêmicas. Revelado tendência conservadora, prometeu taxar em até 45% os produtos chineses [1], construir um muro na fronteira com o México [2] e proibir a entrada de mulçumanos nos Estados Unidos [3]. Apesar de aparentemente impulsivas, as afirmações transparecem tendência protecionista. Uma situação inquietante para países que dependem do mercado estadunidense.

Mesmo definido como surpreendente, o fenômeno Trump parece alinhado a uma possível tendência conservadora mundial. A Grã-Bretanha enfim concretizou o Brexit. O governo de Dilma Rousseff sofreu um impeachment. Ao longo da  Europa, partidos conservadores ganham vitórias. O parlamento japonês mantêm maioria conservadora. São fatos que poderiam ser fortes indícios da vitória do republicano. Com a realização dessa vitória, é chegado o momento de o mercado brasileiro avaliar o impacto de Trump sobre nosso comércio em 2017.

De início, a expectativa mais sensata é de um arrefecimento no radicalismo de Trump. A realidade impõe limites práticos. É o que evidencia o contexto mercadológico e comercial. Os Estados Unidos possuem diversos acordos com órgãos multilaterais, como a Organização Mundial do Trabalho. Qualquer discriminação protecionista geraria conflitos desgastantes. Até mesmo com a China o protecionismo é improvável. A produtividade estadunidense precisa de insumos e de matérias primas de mercados como os asiáticos. A tendência é a de que Trump retorne ao liberalismo comercial, típico dos candidatos republicanos e conservadores.

Por sua vez, o Brasil certamente não tem motivo para preocupação. A América Latina ocupa uma parte modesta na agenda estadunidenses. O México é apenas uma exceção a essa regra. Esse aparente descaso pode ser favorável ao país. Não há possibilidade relevante de Trump detectar no Brasil uma ameaça. Medidas protecionistas antibrasileiras seriam uma possibilidade remota. O mercado estadunidense muito provavelmente continuará aberto aos negócios com brasileiros. Nesse sentido, permanece mais relevante o otimismo recente, ensejado pelas mudanças na orientação política e econômica do país.

Em uma análise mais ousada, Trump pode até mesmo ser considerado benéfico ao Brasil. Sua prioridade é recuperar a supremacia estadunidense. Isso demandará alta capacidade frente a concorrentes expressivos, como os asiáticos. Nesse contexto, o Brasil será estratégico. Nossa economia exporta insumos relevantes e de limitado valor agregado. Não faria sentido sujeitá-los a medidas protecionistas. Além disso, o Brasil possui um mercado doméstico expandido. Isso pode gerar possibilidades de parcerias estratégicas com os estadunidenses. Mais uma vez, importadores e exportadores farão bem por se prepararem para o melhor.

Mesmo com essas possíveis vantagens, praticar comércio internacional no Brasil demanda assessoria especializada. Os desafios do setor ainda são evidentes. Gargalos logísticos, tarifação complexa e burocracia exaustiva permanecem como regra. Importação e exportação tornam indispensável acompanhamento experiente, capaz de detectar as melhores soluções diante desses desafios clássicos.

Para aproveitar das melhores possibilidades, conte com a WM TRADING. Temos anos de experiência e aperfeiçoamento em comércio internacional. Auxiliamos sua empresa a tomar as decisões mais certas e seguras, superando a incerteza e a complexidade do mercado mundial. Obtemos soluções adequadas para operações de alto volume e complexidade, sempre de acordo com as principais características de seus negócios.

Operamos no mercado internacional por meio de planejamento extenso e detalhado. Estudamos as melhores opções em logística, financiamento e documentação para suas operações. Verificamos todas as exigências alfandegárias e tributárias de suas encomendas, buscando eventuais benefícios como redução tarifária e isenção fiscal. Equilibramos redução de custo, segurança e rapidez, obtendo resultados otimizados para sua empresa.

Contamos com uma extensa rede de fornecedores e de parceiros nos mercados mais dinâmicos da atualidade. Obtemos com eles as melhores opções para abastecimento e aquisição. Temos parcerias sofisticadas em serviços de sourcing, obtendo as melhores combinações entre qualidade e preço. Suas encomendas são beneficiadas por redução de frete e pela combinação mais adequada possível entre custo e benefício.

Entre em contato com a WM TRADING e solicite um orçamento. Descubra como podemos beneficiar seus negócios em qualquer cenário político e econômico internacionais.

Referências:

[1] http://exame.abril.com.br/economia/trump-quer-taxar-produtos-chineses-em-45-e-uma-boa-ideia/

[2] http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2016/02/09/trump-diz-que-muro-entre-estados-unidos-e-mexico-custaria-us-8-bilhoes.htm

[3] http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/12/donald-trump-quer-proibir-entrada-de-muculmanos-nos-eua.html

 

 

Larissa Borges
dezembro 09/2016
0