Voltar

Oportunidades da importação de medicamentos no Brasil

importação de medicamentos

Mesmo com produção doméstica, o Brasil precisa importar muitos medicamentos. A WM ajuda a aproveitar esses negócios.

Medicamentos formam um mercado aquecido no Brasil.

De acordo com o Guia 2022 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o Brasil oscila na 8ª posição de maiores mercados farmacêuticos do mundo. Em 2023, a indústria farmacêutica brasileira movimentou cerca de R$190 bilhões.

Apesar da produção doméstica, importar medicamentos de países como Alemanha e Estados Unidos, ou sua matéria prima é necessário, gerando oportunidades para importadores.

Nós podemos apontar 3 motivos que beneficiam esse panorama:

  • População: somos o 6º país com a maior população do mundo. Ultrapassamos 203 milhões de habitantes em 2022, segundo o censo do IBGE;
  • Sistema Público de Saúde: nossa população tem acesso gratuito à saude por meio do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Longevidade: quanto maior a idade, maiores as demandas de uma pessoa por serviços de saúde e medicamentos.

Mas você deve se perguntar, a produção nacional não é o suficiente? Não!

Por que o Brasil faz a importação de medicamentos?

Para o Brasil, o mercado internacional é uma fonte indispensável de medicamentos. Os genéricos sem dúvida ampliaram a oferta doméstica, mas  produção nacional sofre desafios clássicos: falta de matérias-primas e burocracias.

Isso torna a oferta nacional insuficiente perante a demanda da população que cada vez mais se aumenta na faixa de 50-60 anos. Por isso, a necessidade de medicamento estrangeiro.

Dessa forma, a importação de medicamentos ou a importação de matéria-prima para medicamentos mantém ritmo de alta.

Oportunidades para importar medicamentos

De acordo com a Interfarma, o aumento da demanda interna por remédios, a pouca produção nacional e a carestia dos remédios nacionais pressionam o ritmo das importações.

Entre 2020 e 2021, por exemplo, a importação brasileira de medicamentos aumentou 56%, graças à importação de vacinas que tiveram um aumento de 461% no mesmo período devido à pandemia da Covid-19.

Durante esse período, o processo de importação de medicamentos também se tornou mais ágil e menos burocrático com uma flexibilização de documentos exigidos para tal.

Tudo isso torna a importação de medicamentos não só necessária, como também oportuna.

O comércio internacional fornece oportunidades, como preços competitivos e tecnologias inéditas no país. Sem importações, o brasileiro ficaria privado de medicamentos.

Como aproveitar das oportunidades para importar medicamentos e equipamentos médicos?

Apesar dessas comodidades, importar no Brasil pode ser complicado, inclusive para produtos vitais como medicamentos. A burocracia é complexa e carga tributária é desafiadora.

E assim como todo processo com anuência da Anvisa, há exigências técnicas a serem cumpridas.

A necessidade de deferimento da LI (Licença de Importação) que é normalmente feita previamente ao embarque (mas pode variar de acordo com a NCM) é uma delas.

Portanto, alcançar as vantagens depende de planejamento minucioso, feito com base em sólida experiência e amplo investimento em recursos.

Essa experiência e recursos, sua empresa encontra com a WM!

Temos ampla experiência com os desafios tributários, burocráticos e logístico das importações. Desenhamos planejamento sólidos em todas as etapas de suas compras, agregando redução de custos e aumento em segurança e rapidez.

Deseja entender mais sobre como podemos importar medicamentos para sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco!