Importando equipamentos médicos e medicamentos no Brasil
Medicamentos, aparelhos, equipamentos e até mesmo seringas são produtos pertencentes à área da saúde sob controle da Anvisa, o que inclui tanto a regularização no fluxo nacional, quanto casos de importação e nacionalização dos equipamentos médicos e medicamentos.
É um setor que segue progredindo mais a cada ano, com medicamentos mais eficientes e equipamentos mais inovadores que acompanham o avanço da sociedade.
Entenda nesse artigo como os players do mercado seguem Importando equipamentos médicos e medicamentos!
Panorama da importação de equipamentos médicos e medicamentos
Em 2021, por exemplo, o Brasil encerrou o ano no 3º lugar entre os maiores importadores do ranking total, de acordo com dados do Comex Stat.
Este cenário é fruto do aumento da busca de medicamentos e demanda interna crescente dos últimos anos, com apoio de recentes incentivos fiscais para importação e programas governamentais que visam proporcionar medicamentos essenciais para a população.
Apesar do desenvolvimento contínuo, quando comparado a outros países, a produção nacional de remédios ainda é baixa, tornando a alternativa de importar muito mais atraente para empresas.
LEIA TAMBÉM: Oportunidades da importação de medicamentos no Brasil
Oportunidades e cuidados para importar equipamentos médicos e insumos
Mais do que saber sobre cada etapa do processo, a operação desse setor requer cuidado e experiência profissional para lidar com todo trâmite da importação.
Por muitas vezes contar com a fiscalização da Anvisa, a importação de insumos e equipamentos médicos é feita junto à instituição seguindo os documentos requeridos com muita atenção.
Mesmo em indústrias já consolidadas, buscar a melhor alternativa para a logística de importação possibilita potencializar o crescimento e expansão da empresa tornando-a cada vez mais competitiva.
Ou seja, a importação, quando acompanhada das melhores práticas e feita através de uma trading com know-how em todo o processo é vantajosa para todas as partes: empresa, consumidor e mercado!
No desenho desse processo, o importador precisa estar com as parcerias certas para orientá-lo da melhor forma durante um projeto.
Importe com o know how dos profissionais certos
Dessa forma, realizar a importação envolve bastante complexidade durante todo o processo. Planejar estrategicamente, mapear as melhores oportunidades e definir um plano de ação é o que condiciona o projeto em busca do melhor resultado.
Para isso você deve estar acompanhado de profissionais com vasto conhecimento quando o assunto é importar.
Sendo bens hospitalares como equipamentos e aparelhos, medicamentos, insumos ou vacinas, a estrutura que configura a produção internacional é qualificada e vantajosa para o setor no nosso país.
Já do lado do importador, um bom planejamento da importação pode resultar na otimização dos custos do projeto e assim melhorar a cadeia tributária na nacionalização.
Hoje a WM possui 7 benefícios fiscais em 6 diferentes estados que reduzem a alíquota do ICMS pago para bens do setor hospitalar como medicamentos, equipamentos e aparelhos. A nacionalização em portos estratégicos como Santa Catarina e Espirito Santo permitem essa otimização.
E aí, preparado para entender todas as oportunidades para a sua empresa através do melhor método de importação? Então entre em contato com nossa equipe para iniciar seu projeto ainda hoje!