Voltar

A importância do MSDS na importação de cargas perigosas

Símbolos de substâncias perigosas sobrepostos a contêineres de carga para importação

Cargas inflamáveis ou explosivas são mercadorias classificadas como perigosas e exigem documentação especial para serem transportadas. Entre as especificações, a exigência mais comum é a MSDS.

Nas operações do Comércio Exterior, entender os principais cuidados para o transporte de cargas perigosas é o que vai determinar o sucesso da importação, por isso você deve ter conhecimento sobre a documentação exigida e contar com uma equipe bem preparada no planejamento logístico da sua carga.

Nesse texto, você vai entender mais:

  • Mas o que é a MSDS?
  • Como funciona a classificação de cargas perigosas?
  • Quais os principais cuidados ao transportar cargas perigosas?
  • É com os profissionais certos que você garante o sucesso na operação!

Continue a leitura!

Mas o que é a MSDS?

MSDS é a abreviação de Material Safety Data Sheet (Em português, FISPQ – Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico). O documento é essencial no transporte de cargas perigosas porque fornece informações necessárias sobre os perigos e riscos envolvendo um produto ou substância.

A importância de provisionar a ficha está em viabilizar uma melhor tomada de decisão em relação à segurança, saúde e ao meio ambiente na movimentação desse tipo de material.

 

Como funciona a classificação de cargas perigosas?

Por conta das suas propriedades químicas, quando um produto ou substância oferece riscos ao ser transportada, movimentada e armazenada ela é classificada como uma carga perigosa.

IMO (International Marine Organization) é responsável por regulamentar esse tipo de carga, enquanto os critérios referentes à classificação são definidos pela ONU.

Esse tipo de mercadoria é dividida em 9 grandes grupos, sendo:

  1. Explosivos
  2. Gases inflamáveis
  3. Líquidos inflamáveis
  4. Sólidos inflamáveis
  5. Oxidantes
  6. Substâncias tóxicas
  7. Material radioativo
  8. Substâncias corrosivas
  9. Substâncias perigosas diversas

Quais os principais cuidados ao transportar cargas perigosas?

É indispensável comunicar a classe correta entre as 9 definidas, estando visível nas embalagens do produto e com o preenchimento correto da MSDS no momento do seu embarque.

Um outro ponto de atenção está no modal escolhido. É preciso tomar os devidos cuidados relacionados ao acondicionamento das embalagens, seguindo as normas de cada meio de transporte.

Todos os pontos citados devem ser analisados ainda no planejamento da importação para evitar qualquer tipo de contravenção no processo e assim garantir uma entrega rápida e segura.

É com os profissionais certos que você garante o sucesso na operação!

Pela complexidade do detalhamento de cada carga e devido às possibilidades de transporte, contar com uma Trading na hora de importar é o que vai certificar o sucesso da operação.

A WM conhece profundamente como funciona o processo para importar cargas perigosas e a importância da MSDS como requisito básico para este tipo de operação.

Por isso, conte com as melhores soluções para o seu projeto! São mais de 20 anos de experiência em importação com média de 98% de parametrização no canal verde.

Ao longo desses anos, todo o nosso esforço está voltado em proporcionar negociações muito mais ágeis e com mais segurança para importadores em todo o Brasil, otimizando novos projetos através dos nossos benefícios fiscais que reduzem a alíquota do ICMS pago na importação.

Com a WM, sua empresa pode alcançar a excelência nas operações de importação. Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Entre em contato com nossa equipe!

WM Trading

🟢 Online

Oi! Sou a Ana, sua assistente virtual da WM Trading. Preencha os campos para que possamos conversar no WhatsApp.