Principais custos em importações
Para importar com sucesso, é essencial e imprescindível o planejamento de custos.
Embora muitos deles possam ser imprevisíveis, uma parte deles pode ser calculada, antevista e planejada. Uma importação vantajosa, portanto, depende também de planejar essa etapa.
Nesse processo, sempre vale a pena contar com uma gestão especializada na área, capaz de detectar e revelar as melhores opções para custear as encomendas.
Quais são os principais custos em importações?
Os custos das importações naturalmente variam de operação para operação. Eles funcionam como na medicina: cada caso é um caso.
As possibilidades exigem saber o que será importado, de onde virão as importações, como serão feitas e de que forma a carga vai ser nacionalizada. Nesse checklist não existe improviso: é preciso ter tudo em mente. Para isso, pode ser útil e prático dividir os custos de importação em internacionais e nacionais.
Custos internacionais
Os custos internacionais são os mais óbvios dessa checklist. Eles formam aquilo que chamam de valor aduaneiro.
Esse valor inclui o preço dos produtos ou serviços importados; o custo de transportar o produto; e o custo das transações cambiais.
Acessoriamente, eles podem incluir outros detalhes, como as condições de crédito do fornecedor. Os melhores resultados combinam preço e qualidade, obtidos por meio de fornecedores competitivos e vantajosos.
Custos nacionais
No setor nacional, os custos são bem mais complexos.
Eles podem ser divididos em tributários, que incluem a carga de impostos sobre a mercadoria; os logísticos, que abarcam o armazenamento e transporte nacional da carga; e os operacionais, que somam todos os custos burocráticos e de operação.
Em um país como o Brasil, com burocracia complexa, carga tributária elevada e logística desafiadora, todo cuidado é necessário e bem vindo.
E como reduzir os custos em importações?
Para reduzir esses custos, o melhor passo é contratar uma gestão terceirizada de importações, como a da WM Trading.
A especialização permite que reduzimos os custos operacionais. Nossa experiência facilita obter os melhores valores aduaneiros.
Com nossa localização em vários estados, podemos reduzir os custos logísticos da sua operação.
Através do nosso know-how, conseguimos diminuir os custos tributários nacionalizando em uma das filiais que possuímos benefícios fiscais. É claro, tudo isso somente é possível com recursos estratégicos da WM como localização, inteligência, expertise e vivência no setor.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, reunimos a especialização necessária para planejar e reduzir custos em importações.
Contamos com fornecedores estratégicos e especialistas de tributação. Suas encomendas chegam com rapidez e segurança, em condições de custo ideais para elevar a competitividade de seus negócios.
Tem algum projeto em mente e quer saber como a WM pode reduzir seus custos de importação? Entre em contato conosco!