Voltar

Como obter redução de impostos na importação

No Brasil, os impostos podem ser um desafio às importações. Eles aumentam os custos das encomendas e encarecem os produtos importados, comprometendo o resultado dos negócios.

Uma operação bem-sucedida, portanto, exige superar ao máximo possível as barreiras tarifárias. A redução de impostos na importação é essencial, e os melhores resultados são obtidos por meio de uma assessoria competente em comércio internacional.

As barreiras tarifárias incluem tarifas, impostos e cobranças sobre produtos trazidos de outros países. As principais formas são o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Importação (II) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Todo o esforço burocrático acaba sujeitando as importações a custos e a riscos. Daí a necessidade de uma assessoria como a da WM.


O sucesso das importações exige avaliar a carga de impostos incidente sobre produtos e serviços importados, bem como o acúmulo de crédito de ICMS entre a entrada e saída da mercadoria no seu estoque. Isso pode ser feito de forma legal por meio de busca por incentivos fiscais às importações.

Hoje a WM conta com 7 benefícios fiscais em 6 estados diferentes. Veja alguns abaixo:

  • Santa Catarina
  • Espírito Santo
  • Rio de Janeiro
  • Pernambuco

Para alcançar esses benefícios, é preciso constante monitoramento e minucioso planejamento tributário. Saber se algum produto foi beneficiado exige acompanhamento das mudanças nas alíquotas e nas cobranças.

Além disso, é preciso que a classificação de mercadorias seja precisa. É tarefa do importador preparar os documentos que demonstrem a adequação do produto encomendado às exigências legais para obtenção dos benefícios fiscais. É aí que você pode contar com a WM.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Planeja importar? Fale com um de nossos especialistas.

WM Trading

🟢 Online

Oi! Sou a Ana, sua assistente virtual da WM Trading. Preencha os campos para que possamos conversar no WhatsApp.