Voltar

Transporte marítimo: como otimizar custos dos processos

transporte marítimo

Um dos modais mais relevantes para negócios internacionais, o transporte marítimo é responsável por movimentar cerca de 90% do comércio mundial, de acordo com dados da ICS (International Chamber of Shipping).

Continue a leitura do texto e entenda as vantagens em utilizar esse frete e como reduzir os custos do transporte marítimo!

Quais as vantagens em utilizar o frete marítimo?

Devido ao fluxo intenso de embarcações, carregado de contêineres e variedade de mercadorias de todo o mundo, o transporte marítimo é um modal estratégico dentro do comércio internacional, com maior viabilidade para grandes embarcações e trajetos mais acessíveis em relação a outros modais.

Das vantagens do transporte marítimo destaca-se a facilidade em atender operações de longas distâncias e movimentar cargas volumosas entre cidades, países e continentes.

Nesse caso, é preciso cuidar bem dos detalhes de frete e serviços ao planejar uma operação.

Como escolher o porto para recebimento da carga?

O porto escolhido também faz toda a diferença no projeto.

Considere que nem sempre os armadores seguem exatamente o mesmo procedimento à risca, e também, nem sempre as rotas vão apresentar as mesmas vantagens ou eficiência logística em relação ao projeto, seja por diferenças nas características da operação ou especificações da carga.

Nesse sentido, nem sempre o frete que apresentar os menores custos será a melhor alternativa para aquela operação.

É necessário entender as condições de nacionalização das mercadorias no local de destino; seu histórico de agilidade aduaneira, o conhecimento do produto em questão. Por esse motivo que nem sempre os portos mais próximos dos projetos serão as melhores opções.

É necessário entender, ainda, se eles apresentam a melhor oportunidade tributária que para definição dos custos do projeto.

LEIA TAMBÉM: Conheça as vantagens de importar pelo porto de Suape

A distância da localização tanto por água quanto por terra pode fazer toda a diferença na operação, assim como a junção de custos, movimentações, escolha do armador e outras despesas.

Ouça agora mais um episódio do WM Cast e entenda as vantagens de operar por Cabotagem!

Concluindo

Ou seja, em um projeto de importação, ao desenhar um planejamento é preciso levar em consideração os custos portuários, logísticos e tributários. Quando feitos estrategicamente, podem proporcionar redução de custos e maior agilidade no desembaraço ao importador.

Esse é um dos porquês que a WM faz todo o desenho logístico e tributário da operação, otimizando os custos do processo considerando todo o cenário que compõe a importação.

Por operar em 15 estados diferentes, possuímos negociações competitivas junto aos terminais portuários que são repassadas ao cliente ao planejar uma importação conosco, independente da modalidade escolhida ser por Conta e Ordem ou Encomenda.

Tem algum projeto em mente? Entre em contato conosco!

WM Trading, We Make it better.