Entenda o transporte rodoviário no Brasil
A logística do Brasil depende fortemente do transporte rodoviário. A WM explica para você a história e funcionamento do transporte nesse setor.
O movimento dos caminhoneiros lembra a importância da logística na economia e no sucesso dos negócios.
Nessa situação, vale a pena entender como funciona o transporte rodoviário de mercadorias pelo país.
Para isso, nós preparamos este artigo especial, por isso acompanhe em nosso texto como se formou a logística rodoviária no país, como funciona atualmente e seu possível destino!
A predominância do transporte rodoviário e seus desafios
Apesar de ser um país continental, o modelo de transporte no Brasil é essencialmente rodoviário. De acordo com o Banco Mundial, 58% de toda carga no país circula por meio de rodovias. Em outros países continentais, a percentagem é quase a mesma. Na Austrália, é de 53%. Na China, 50%. No Canadá, são 60%.
Nem sempre foi dessa forma. Em outras épocas, havia mais ênfase no transporte ferroviário, como a Rússia, que detém 42% do tráfego de mercadorias via ferrovias.
Contexto histórico
Durante a década de 1930 no Brasil, a crise do café prejudicou esse contexto. Na época, o transporte do café era feito por meio de ferrovias.
O governo estatizou as companhias ferroviárias e enfatizou o transporte de carga, dando pouca relevância ao transporte de passageiros.
A situação reverteu de vez durante o governo de Juscelino Kubitschek. Sua promessa política de “50 anos em 5” incluía conectar o território brasileiro por meio de uma malha de transportes.
Para isso, a opção mais prática era o modal rodoviário. Ele é muito mais rápido de instalar e de operar. Construir rodovias leva muito menos tempo do que construir ferrovias.
Situação atual
O Brasil foge à regra do transporte rodoviário e normalmente ele cumpre na cadeia logística uma função menos central.
A carga chega ao porto, aeroporto ou estação de trem, onde é carregada em caminhões e levadas ao destino final.
O transporte rodoviário permite que a entrega seja feita comodamente à porta desse destino, o que pode ser pouco prático para distâncias maiores.
O papel do transporte rodoviário e soluções para logística brasileira
Essa ênfase brasileira nas rodovias pode ser desafiadora e apesar de ser mais barato de instalar, as rodovias exigem custos excessivos. Com isso, as viagens podem sair caras, devido aos gastos com combustível e com manutenção dos veículos.
Além disso, a reforma das ruas são constantes e muito caras. Sem contar que as viagens ficam sujeitas a muitos acidentes.
Para solucionar o problema, existem diversas propostas de melhora. A mais relevante delas sugere aumento da participação ferroviária na logística nacional. Outras alertam sobre a necessidade urgente de integrar os modais ferroviário, rodoviário, aeroviário e portuário. Há também propostas de ampliar o uso dos modais aquaviários.
Nesse contexto, provavelmente nenhuma proposta é mais urgente do que o aperfeiçoamento da malha ferroviária.
Como país continental, o Brasil tem necessidade de ampliar o uso de trens. Isso tornaria o transporte mais barato, mais eficiente e menos vulnerável a gargalos. O contexto revela a importância do planejamento logístico ao sucesso de operações no comércio exterior.
Quer saber como a WM pode otimizar o transporte de suas mercadorias? Entre em contato conosco!