FAQ

Há quanto tempo existe o Programa de Compliance da WM?

O programa de Compliance da WM foi iniciado em agosto de 2018 e se desenvolve até hoje. É importante dizer que um Programa de Compliance está em constante desenvolvimento e aprimoramento de acordo com os diferentes riscos ao longo do tempo.

Como a WM protege a si e aos seus clientes de possíveis fraudes, atos ilícitos e não conformidades?

A WM realiza periódica e constante diligência em todos os seus terceiros intermediários, assim como os faz passar por treinamentos e assinar Códigos de Conduta. Todas as diligências passam por aprovação no Comitê de Compliance e é feita uma auditoria em cima dessas informações de 6 em 6 meses. Esse é um procedimento que busca minimizar os riscos de não conformidades e fraudes para todos os stakeholders da empresa.

Qual é o embasamento legal utilizado pelo Programa de Compliance da WM?

A WM se baseia na lei 12.846/2013 para fortalecimento do seu Programa.

Dado o cenário de pandemia, a WM tomou alguma atitude vis a vis a manutenção do Programa?

A WM desenvolveu o treinamento dos seus terceiros intermediários de maneira online, de maneira que assim houvesse um maior controle e disponibilidade a todos os agentes envolvidos nas nossas atividades.

Como é feita a proteção da informação dos clientes e fornecedores internamente?

A WM possui um sério compromisso com a segurança da informação. Possuímos sistemas de criptografia em diversos níveis de maneira a evitar a invasão de hackers no sistema. Além disso, possuímos um sistema de gerador de energia independente para a manutenção desses sistemas, de forma que quedas de energia ou problemas derivados desse não impactem na segurança da informação da empresa e consequentemente dos seus clientes. Todas as salas de informática são climatizadas e devidamente estudadas para que se evite curto circuitos e se mantenha seu pleno funcionamento.
 
Além disso, todos os nossos colaboradores assinam um termo de confidencialidade, que contempla garantias de cumprimento de sigilo de dados. Também possuímos uma política de segurança da informação que rege todos os pontos de proteção da informação.

A WM possui algum tipo de controle de denúncias ou meio de comunicação com seus stakeholders para capta-las?

A WM possui um canal de ouvidoria independente que possui como objetivo captar denúncias, não conformidades, ou qualquer outro tipo de ato ilícito relacionado ao poder público e privado. Não somente para isso, o canal de denúncias também serve para realizar elogios, sugestões e demais comentários.

O Programa de Compliance da WM passa por algum tipo de auditoria?

O Programa de Compliance da WM passa por uma auditoria independente semestralmente. Dessa forma novos riscos conseguem ser mapeados, e, portanto, mitigados, assim como passa a garantia de que o Programa age de maneira justa com todos os envolvidos nas atividades diárias.

Como a WM promove o Programa de Compliance internamente?

Visando a maior absorção do Programa na WM, promovemos campanhas desde o momento da contratação até mesmo a rescisão do contrato de todos os agentes envolvidos nas nossas atividades. Criamos treinamentos constantes e mantemos uma forte cultura organizacional voltada para o desenvolvimento e manutenção do programa. Aplicamos treinamentos constantes e um monitoramento de perto de todas as atividades. Assim conseguimos mapear a aderência do Programa e, portanto, sua conservação.

Como a WM promove o seu Programa com o público interno e externo?

Através de comunicados e treinamentos constantes, a WM possui como base da sua cultura um grande envolvimento da alta liderança com todos os setores da empresa. Seguimos o modelo “tone from the top”, em que os líderes estão engajados em diferentes atividades voltadas ao Compliance e passam constantemente por novos treinamentos de aprimoramento para posterior reflexo no Programa internamente.

Acreditamos que a criação de um ambiente ético vem de um exemplo dos líderes em suas práticas diárias, portanto reforçamos isso através do desenvolvimento de uma atmosfera ética refletida nas ações e tomadas de decisão dentro de um cenário de forte governança corporativa.

Como se da a relação da WM com agentes públicos – Pessoas Expostas Politicamente (PEP)?

A WM possui estritas políticas relacionadas a reuniões com PEPs e qualquer outro agente público. Medidas de prevenção a corrupção são tomadas tanto interna quanto externamente e essas passam por um estrito controle.

A WM possui algum tipo de controle sobre potenciais conflitos de interesses?

A WM gerencia o conflito de interesses por meio da adoção dos princípios de segregação de tarefas que podem gerar conflitos. Por isso, a empresa aplica periodicamente os controles:

A - Controle de conflito de interesses internos
B - Controle de conflito de interesses externos
C - Controle de conflito de parentesco
D - Controle de conflito de favorecimento a familiares