Blog Layout

Voltar
PIS e COFINS monofásicos na importação de Cosméticos e produtos para saúde
PIS e COFINS monofásicos na importação de Cosméticos e produtos para saúde

 

A complexidade do regime monofásico torna indispensável um bom planejamento tributário. Para isso, conte com a WM TRADING.


O mercado exterior oferece ótimas chances para adquirir produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos. Importá-los, no entanto, pode ser desafiador.


Recai sobre os produtos o regime monofásico do PIS/COFINS, um desafio ao planejamento tributário. Para lidar com esse regime, é preciso experiência e conhecimento como os da WM. 


Acompanhe o texto para entender mais sobre esse regime. 

Como funciona o regime monofásico do PIS e COFINS para a importação de cosméticos e produtos para higiene?

O regime monofásico do PIS e da COFINS é parecido ao da substituição tributária. Nele, apenas um contribuinte tem de recolher o tributo que recai sobre toda a cadeia, desde a aquisição até a venda.


No contexto das importações, quem deve pagar tudo isso é o importador. A Lei 10.147/00 criou o regime monofásico de PIS / COFINS para produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos.


Com isso, importadores desses produtos devem pagar o imposto que recai sobre toda a cadeia de produção e de consumo. A alíquota global desse imposto é de 12,50%, mas o importador não precisa se desanimar: há ocasiões em que essa alíquota pode ser contornada.


Existem leis que reduzem a alíquota de alguns produtos farmacêuticos para 2,10% de PIS e 9,90% de COFINS. Outras simplesmente zeram essas alíquotas.

 

Muitas outras reduções de alíquota são possíveis. Elas dependem basicamente da ocasião. O Brasil possui alguns parceiros comerciais dos quais é possível importar com redução tributária. Para estimular a economia o governo pode também isentar impostos.

Como lidar com o PIS e COFINS monofásicos na importação desses produtos?

A complexidade do PIS / COFINS monofásico revela a importância do planejamento tributário. Em importação de cosméticos e de farmacêuticos, é preciso alta experiência e especialização para contornar riscos e aproveitar as melhores oportunidades. É o que a WM faz por sua empresa!


Importamos com base em sólido planejamento, que abrange desde a aquisição até a tributação da carga. Temos recursos, presenças e parceiros que nos permite agregar diversas vantagens às suas encomendas, como financiamento adequado, condições de crédito adequadas e descontos em fretes.

 

Contamos ainda com recursos que agregam segurança e resultados às suas importações. Nossos escritórios estão nos pontos logísticos mais estratégicos do país, localizados em 15 estados brasileiros e 1 no Panamá.


Trabalhamos com base em padrões internacionais de qualidade, como o ISO 9001 e possuímos AFE para importar cosméticos. Tudo para que suas importações sejam um sucesso!

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.

Gostou do conteúdo? Compartilhe agora nas suas redes sociais!

Quem é a WM?

Com 19 anos de experiência, gerenciamos a sua importação encontrando oportunidades tributárias para reduzir as alíquotas de ICMS e desenhos logísticos otimizados. 


Promovemos agilidade aduaneira nas operações por Conta e Ordem e por Encomenda com expertise para diferentes segmentos.

Último Post

mp suspende 1% cofins importação
Por Amanda Verjovsky 28 mar., 2024
Confira mais sobre a Medida Provisória que suspende o adicional de 1% do COFINS-Importação que havia sido retomado no fim de 2023.

Categorias

Share by: