Comércio no varejo alcança valor recorde, informa IBGE

Divulgados em outubro deste ano, os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) revelam que o comércio varejista brasileiro alcançou patamar recorde em agosto. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado foi o melhor da série histórica do PMC, iniciada em 2000.
 
Os resultados do PMC informam que o varejo brasileiro cresceu 3,4% de agosto para julho. A alta veio depois de uma sequência de crescimento em maio (12,78%), em junho (8,8%) e em julho (5%), compensando as perdas em março (-2,4%) e em abril (-16,7%), causadas pela quarentena.
 
Segundo o IBGE, cinco das oito atividades varejistas do PMC tiveram alta de junho para agosto. Destaque para tecidos, vestuário e calçados (30,5%), seguido de produtos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%).
 
Houve crescimento também de junho para agosto no varejo ampliado, com destaque para venda de veículos (8,8%) e materiais para construção (3,6%). Hiper e supermercados tiveram queda de junho para agosto (-2,2%), mas crescimento no ano (5,6%). O mesmo ocorreu com vendas de artigos farmacêuticos, que sofreu queda de junho para agosto (-1,2%) e crescimento no ano (5,5%).
 
Mais do que auxílios financeiros, a redução da pandemia e o relaxamento da quarentena com certeza reaquecem o comércio e reativam as expectativas. É o momento de estudar uma possível recuperação comercial no país. No pós-quarentena, ela com certeza irá exigir mais importações, como forma de reabastecer o mercado e a indústria.
 
Para aproveitar possíveis oportunidades, conte com a WM Trading, uma empresa com sólida tradição em importações. Temos anos de experiência e de expertise. Conheça nossos cases de sucesso. Com nosso planejamento e nossa qualidade, seus negócios podem alcançar o melhor do mercado internacional.
 
WM Trading, qualidade e excelência em comércio exterior.

Matérias Relacionadas

Ops! Ainda não existe item cadastrado