Produção industrial brasileira mostra sinais de recuperação

A indústria brasileira alcança em setembro seu quinto mês seguido de aumento na produção. O resultado encerra as perdas causadas pelas medidas restritivas da quarentena contra o coronavírus. O cenário sugere oportunidades para importadores, que podem contar com a WM Trading para aproveitá-las.
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento no índice de Produção Industrial Mensal foi de 2,6% comparado ao mês interior. Com o aumento, o setor deixou para trás a perda de 27,1% acumulada entre março e abril, quando a produção foi afetada pela quarentena e caiu ao nível mais baixo de toda a série, iniciada em 2014.
 
Além de recuperar as perdas, o setor conseguiu ficar 0,2% acima do patamar de fevereiro, mês anterior ao começo da quarentena. Além disso, é o maior patamar desde 2018, embora esteja 15,9% abaixo do pico da série. Comparado a setembro do ano passado, o aumento foi de 3,4%. No trimestre, a recuperação foi de 22,3% se comparado ao trimestre anterior.
 
A recuperação foi liderada por Bens de Consumo Duráveis, com aumento de 10,7% em relação ao mês passado, e aumento em cinco meses de 520,3%. O setor foi seguido por Bens Intermediários (7%), Bens de Consumo Semiduráveis (1,3%) e Bens de Consumo Não Duráveis (3,7%). Destaque para o setor de automóveis: após queda de -17,5% no trimestre anterior, obteve expansão de 22,3% em relação aos três meses anteriores.
 
Apesar dos valores positivos, o setor indica precisar de mais tempo para avançar em sua recuperação. A produção acumulada de nove meses deste ano apresenta perda de -7,2%. Além disso, houve retração nos setores de indústrias extrativas (-3,7%), impressão e reprodução de gravações (-4,0%), produtos diversos (-1,3%) e outros produtos químicos (-0,3%).
 
Mesmo assim, o cenário brasileiro indica busca de reversão. O comércio no varejo também mostra tendência positiva, alcançando valor recorde em agosto de 2020. Importadores podem antecipar o momento e fazer excelentes negócios no setor. Para isso, conte com a WM Trading, uma empresa com anos de experiência em importações. Com nosso planejamento, podemos trazer à sua empresa o melhor do mercado internacional. Conheça nossos cases de sucesso.
 
WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.