Ex-Tarifário garante as importações de energia solar cada vez mais aquecidas

Com os diversos benefícios que o setor de energia solar possui e oferece, as importações de equipamentos fotovoltaicos só crescem.

O ano de 2021 foi marcado por um crescimento recorde na geração de energia solar. A potência instalada de geração de energia fotovoltaica no Brasil teve um aumento de 2.819 MW entre janeiro e novembro desse ano. Muito disso se dá graças a todos os benefícios que o setor possui e oferece àqueles que desejam importar.

Ex-Tarifário e as vantagens de importar painéis fotovoltaicos

O Brasil hoje não possui capacidade de atender toda a demanda nacional por esses equipamentos. Sendo assim, a importação é a opção aos compradores. Diversos fabricantes, em sua maioria chineses, são os que dispõem das melhores tecnologias tanto para painéis, quanto para inversores, combiner boxes e demais acessórios.

O regime de Ex-tarifário é um incentivo à importação quando a indústria nacional não atende a demanda interna; o EX prevê, portanto, a redução da alíquota do Imposto de Importação nas operações. Esse cenário viabiliza uma realidade muito interessante aos importadores.

Através dele cerca de 100 equipamentos possuem redução temporária na alíquota do II (Imposto de Importação) chegando até 0% de cobrança, reduzindo consideravelmente os custos e tornando a importação ainda mais vantajosa.

Investimentos em infraestrutura portuária
Outro fator importante são os diversos investimentos em infraestrutura portuária que vêm sendo realizados nos últimos anos no país, possibilitando melhores condições e visibilidade para a rota brasileira no cenário internacional.

A título de exemplificação, desde 2019 foram feitos 33 arrendamentos portuários, arrecadando mais de R$ 4 bilhões em investimentos públicos.

As projeções para o futuro são ainda mais positivas, posto que segundo o governo brasileiro o setor portuário deve ultrapassar a marca de R$ 150 bilhões em investimentos nos próximos anos.

Contudo, para que sua empresa desfrute das vantagens da importação, é necessária uma gestão especializada para que o processo ocorra da melhor maneira, evitando entraves e complicações. Para os itens que possuem ICMS, a WM possui ainda um benefício fiscal que reduz a sua alíquota na importação

Com a WM, sua empresa dispõe de gestão e orientação baseadas em anos de expertise e know-how na área. Empregamos alto planejamento em suas importações. Possuímos localização estratégica que garante as melhores opções logísticas.

Contamos com um forte relacionamento com os principais fornecedores de painéis, inversores solares e acessórios para a instalação de um sistema fotovoltaico. Conte com a WM para a melhor gestão do seu processo de importação.

Resumo
O ano de 2021 bateu o recorde na produção de energia solar no Brasil. As importações de equipamentos fotovoltaicos só crescem graças aos benefícios naturais e fiscais do setor. Com o Ex-Tarifário, as alíquotas do imposto de importação de equipamentos podem chegar até 0% de cobrança. Os investimentos em infraestrutura portuária valorizam ainda mais a rota brasileira no cenário internacional.
Tem algum projeto em mente?

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional
(Com informações da ABSOLAR, Exame e do Governo Brasileiro)

Obrigado pela participação

Sua empresa importa equipamentos fotovoltaicos?