Setor de energia solar cresce 25% no terceiro trimestre de 2020

O mercado de energia solar passou por altos e baixos no ano de 2020. Comparado a outros segmentos, o setor fotovoltaico mostrou ser forte e vem demonstrando uma rápida recuperação econômica.
Apesar dos impactos causados pela pandemia, o mercado solar brasileiro cresceu no primeiro semestre do ano em relação a 2019. Nos primeiros seis meses deste ano, a energia fotovoltaica atingiu 411 MW de potência, uma alta de 106% frente aos 199 MW de janeiro a junho de 2019.
Com as incertezas e restrições impostas pela pandemia, o setor fotovoltaico teve uma redução no seu crescimento. Com a alta do dólar, a quebra no ritmo de fabricação e a baixa disponibilidade de transporte marítimo foram alguns dos fatores que impactaram o mercado de energia solar.
Essa retração do crescimento não durou muito tempo. Segundo levantamento realizado com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a fonte solar atingiu cerca de 520 MW de potência no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 25% com relação aos 415 MW registrados no mesmo período de 2019.
A região sudeste apresenta mais de 45% dos sistemas de geração solar distribuída instaladas no Brasil. O Estado de Minas Gerais lidera o ranking, com 18.477 sistemas e mais de 19% de toda a potência produzida no país. Na segunda posição está São Paulo, com 15.698 sistemas conectados, respondendo por 12,57% da potência fotovoltaica distribuída no país.
Para quem deseja investir em energia solar, o país possui diversos incentivos fiscais para importar equipamentos fotovoltaicos. Porém, é um setor que exige uma alta gestão de importação e o caminho mais fácil e confiável é contratar uma gestão terceirizada.
 
Com a WM Trading, a sua empresa conta com essa gestão, aproveitando oportunidades como qualidade, segurança e transparência. Com anos de experiência no setor, agregamos planejamento em todas as etapas das suas importações.
 
Confira nosso e-book sobre importação de equipamentos fotovoltaicos no Brasil.
 
WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional.