2019: primeiras impressões para importadores

O ano inicia com sinais favoráveis ao mercado e à produtividade. É o momento certo para os importadores se posicionarem e aproveitarem o melhor.

O novo governo brasileiro inicia de maneira promissora aos importadores. A prioridade declarada é recuperar a produtividade, dessa vez priorizando o mercado e o empreendedorismo na geração de riqueza. Importadores podem esperar alívio de gargalos burocráticos e tributários, passo essencial a esse objetivo.

O otimismo do mercado cresce desde 2018. De acordo com relatórios da ISD Markit e da Deloitte, publicados em novembro, empresários planejam mais investimentos para este ano. Enquanto, a FGV destaca que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) superou os níveis de 2014. A maior parte dessa positividade remete às expectativas sobre o novo governo.

Em seu rito de posse, a nova presidência sinalizou de forma consistente à economia. Discursos enfatizaram a necessidade de recuperação por meio de incentivos ao mercado. Declarações do Ministro da Economia trouxeram perspectivas igualmente satisfatórias. Mencionam simplificação dos impostos, redução da burocracia e flexibilização das leis trabalhistas.

No geral, há expectativas de controle de inflação, dos juros e do câmbio. Mais importante, há sinalização inequívoca de retração e de controle dos gastos públicos, sem promessas de intervenção ou de assistência. Com estratégia praticamente inédita no país, o novo governo acena não mais com controle da economia, e sim, com remoção dos obstáculos ao empreendedorismo.

Importadores podem com isso esperar um cenário favorável. O governo tende a se alinhar com redução de burocracia e de tributação sobre importações. É um passo incontornável para obter o efeito proposto de recuperar a economia por meio de incentivo ao mercado e à produtividade.

O início de 2019 é o momento certo de se posicionar. Para isso, a melhor forma é contando com o auxílio de uma gestão profissional. Apesar do otimismo, ainda serão necessários planejamento e cautela. A taxação, a burocracia e a logística não serão facilitados de maneira imediata ou infalível. Planejamento em importações será indispensável até mesmo no cenário mais próspero e favorável.

Com anos de especialização, a WM TRADING oferece recursos adequados para essa gestão. Contamos com recursos estratégicos: fornecedores competitivos, análise e inteligência, expertise tributária, escritórios em locais estratégicos do território nacional. Com a WM TRADING, suas importações contam com gestão avançada para aproveitar o melhor de 2019.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.