A taxa PTAX e seu efeito sobre o câmbio do dólar

O preço do dólar é fundamental a muitas importações brasileiras. No Brasil, esse preço é conduzido pela PTAX, taxa que informa ao mercado o valor da moeda americana. Importadores precisam entender a PTAX. Sua importância é autoevidente ao sucesso dos seus negócios.

A PTAX é uma taxa de câmbio brasileira, usada como referência para a cotação do dólar. Realizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o cálculo do PTAX se baseia em dados informados por negociantes ("dealers") nacionais de dólar, como bancos e corretoras.
 
A cotação do PTAX usa médias aritméticas de taxas de compra e venda, fornecidas em quatro janelas temporais ao longo do dia que duram dois minutos cada uma. Confira quais são elas no infográfico que disponibilizamos no final dessa notícia.
 
O valor do PTAX é divulgado a mercado pelo Bacen. Sua cotação pode ser conhecida no próprio site do Bacen e em diversas plataformas brasileiras. Seus valores influenciam todas as operações financeiras brasileiras atreladas ao dólar: compra e venda da moeda, importações, até mesmo produtos e serviços cujo valor dependem indiretamente do preço do dólar.
 
O PTAX revela a importância de um planejamento cambial sofisticado. Com a WM, sua empresa conta com esse planejamento. Negociamos o preço da moeda. Empregamos contratos de hedge cambial, protegendo seus negócios contra a oscilação do dólar. Combinamos tudo isso com anos de planejamento logístico e soluções tributárias, fazendo a sua empresa alcançar o melhor do mercado internacional.
WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional