Principais custos em importações

Para importar com sucesso, é essencial e imprescindível o planejamento de custos. Embora muitos possam ser imprevisíveis, uma parte deles pode ser calculada, antevista e planejada. Uma importação vantajosa, portanto, depende também de planejar essa etapa. Nesse processo, sempre vale a pena contar com uma gestão especializada na área, capaz de detectar e revelar as melhores opções para custear as encomendas.

Os custos das importações naturalmente variam de operação para operação. Eles funcionam como na medicina: cada caso é um caso. As possibilidades exigem saber o que será importado, de onde virão as importações, como serão feitas, de que forma a carga vai ser nacionalizada. Nesse checklist não existe improviso: é preciso ter tudo em mente. Para isso, pode ser útil e prático dividir os custos de importação em internacionais e nacionais.

Os custos internacionais são os mais óbvios dessa checklist. Eles formam aquilo que chamam de valor aduaneiro. Esse valor inclui o preço dos produtos ou serviços importados; o custo de transportar o produto; e o custo das transações cambiais. Acessoriamente, eles podem incluir outros detalhes, como as condições de crédito do fornecedor. Os melhores resultados combinam preço e qualidade, obtidos por meio de fornecedores competitivos e vantajosos.

No setor nacional, os custos são bem mais complexos. Eles podem ser divididos em tributários, que incluem a carga de impostos sobre a mercadoria; os logísticos, que abarcam o armazenamento e transporte nacional da carga; e os operacionais, que somam todos os custos burocráticos e de operação. Em um país como o Brasil, com burocracia complexa, carga tributária elevada e logística desafiadora, todo cuidado é necessário e bem vindo.

Para reduzir esses custos, o melhor passo é contratar uma gestão terceirizada de importações. A especialização permite que ela reduza os custos operacionais. Sua experiência facilita obter os melhores valores aduaneiros. Com sua localização, ela pode reduzir os custos logísticos. Usando conhecimento, ela consegue eventualmente diminuir os custos tributários. É claro, tudo isso somente é possível com uma empresa com recursos estratégicos.  Esses recursos incluem localização, inteligência, expertise, vivência no setor.

Esses recursos sua empresa encontra na WM. Com anos de atuação no mercado, reunimos a especialização necessária para planejar e reduzir custos em importações. Contamos com fornecedores produtivos e competitivos. Reunimos escritórios nos locais mais estratégicos da logística nacional. Contamos com especialistas de tributação. Suas encomendas chegam com rapidez e segurança, em condições de custo ideais para elevar a competitividade de seus negócios.

WM Trading, qualidade e excelência em comércio exterior.

Matérias Relacionadas

Ops! Ainda não existe item cadastrado