Depois das eleições, como ficam as importações

O contexto atual gera apreensão e receio. Mas em longo prazo podem surgir aos importadores boas notícias.

Ano de eleições presidenciais é crucial ao mercado brasileiro. A espera dos resultados gera especulação e comportamento defensivo. A atitude é previsível. A política no Brasil causa alto impacto sobre os negócios, merecendo atenção por parte de todos os atores. Naturalmente isso inclui os importadores. O que devem esperar do próximo gabinete presidencial?

Após o impeachment em 2017, o país iniciou o ano seguinte com otimismo. Entraram na agenda as reformas trabalhista, previdenciária, fiscal. A inflação era mais uma vez domada. O câmbio e os juros foram reduzidos. O cenário parecia benéfico às importações. O Brasil parecia pronto para se recuperar.

Greves e atritos em 2018 fizeram o otimismo ceder lugar à cautela. Uma série de ambiguidades e de indefinições levou o mercado a hesitar. A situação se aprofundou com as eleições presidenciais. A imprevisibilidade causa nervosismo. O contexto exige buscar o melhor e se preparar para o pior.

Os resultados das pesquisas de voto causam ansiedade. Ela pode ser acompanhada pelas reações bruscas no câmbio. O valor do dólar responde de forma vigorosa diante de alguns resultados. É claro, não se pode culpar o mercado por ter cautela. Mas haveria motivo para tanto pessimismo?

Para benefício dos importadores, a possível resposta é a de que esse receio talvez seja exagerado. Sem dúvida todo cuidado é bem vindo. Com ou sem eleição, o futuro continua incerto. No entanto, o pessimismo em exagero talvez não se justifique. O próximo presidente do país precisa ser favorável ao mercado.

O cenário pode ser benéfico para importadores. A produtividade do país depende também de importações. Elas são indispensáveis para ampliar nossa capacidade produtiva e obter recursos não disponíveis em território nacional. Podemos dessa forma esperar uma janela de oportunidade aos importadores, com redução tributária e isenção fiscal.

É claro, aproveitar essa oportunidade depende de uma gestão competente. Mesmo em um cenário favorável, o importador precisa superar desafios clássicos, como gargalos logísticos e complexidade burocrática.

Com a WM TRADING, suas importações contam com essa gestão. Reunimos práticas, recursos e soluções para superar desafios e explorar oportunidades. Sua empresa supera os desafios e alcança os benefícios do mercado internacional e da conjuntura nacional.

Contamos com expertise financeira e fiscal para planejamento tributário e financeiro. Nossa rede de fornecedores prestam condições vantajosas de aquisição. Temos escritórios e parcerias nos principais pontos logísticos do território. Em qualquer cenário, são recursos de ponta para alcançar resultados favoráveis em importações.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.

Matérias Relacionadas

Ops! Ainda não existe item cadastrado