Impacto do coronavirus sobre o comércio exterior

Pensar no impacto do coronavírus sobre comércio exterior e a economia é um trabalho de especulação, mas permite entender seu potencial. A China é a principal parceira comercial do Brasil, recebendo e enviando a maior parte de nossas exportações e importações respectivamente. Qualquer fato que abale a produtividade chinesa pode também afetar a nossa. 

Com a epidemia, o abastecimento brasileiro pode ficar comprometido. A cidade de Wuhan, foco do vírus, concentra 1,9% do PIB chinês e 500 empresas, a maior parte delas no setor de aço e de logística automotiva. Muitos desses produtores foram obrigados a parar devido à epidemia, o que pode paralisar também empresas do Brasil que importam da China, devido a falta de produção e de fornecimento. 

Para conter a epidemia, o governo chinês prolongou em dois dias o feriado de Ano Novo Lunar, mantendo, além de lojas e indústrias, portos e aeroportos fechados. Devido aos altos riscos de contaminação e proliferação do vírus, as atividades dos portos permanecem paralisadas ou reduzidas, o que têm causado atrasos e superlotação nas operações. 

O efeito pode se estender também sobre os portos e aeroportos brasileiros. No caso de suspeita de contágio, as autoridades locais devem realizar inspeções sanitárias mais rigorosas e demoradas. Durante as inspeções, tripulantes ou mercadorias não poderão deixar as aeronaves.

Diante desse contexto, é indispensável contar com uma gestão competente em importações. Com a WM Trading, a sua empresa importa com base em recursos sólidos, como fornecedores qualificados, global sourcing e parcerias. Planejamos e acompanhamos todas as etapas da sua importação, o que permite contornar desafios, encontrar alternativas, prevenir dificuldades e remediar obstáculos.

Durante o processo de importação, enviamos  aos nossos clientes informações atualizadas sobre a mercadoria e um follow up constante de modo a evitar delays de informação e de entrega. Em casos mais específicos, realizamos também inspeções in loco para garantir segurança às cargas. 

WM Trading, qualidade e excelência em comércio exterior.