Modalidades de pagamento em importações

O sucesso das importações também depende de como se paga por elas. A WM Trading ajuda a encontrar a melhor forma para sua empresa.

Em importações, a forma de pagamento também faz parte da estratégia. Escolher a forma correta demanda considerar benefícios e riscos. Para isso, é preciso investimento em análise e em capacidade de planejamento, somente possíveis por meio de especialização no setor.

Cada forma de pagamento possui suas vantagens e desafios. Conhecê-las auxilia o importador a realizar o melhor planejamento para suas operações. As principais opções incluem: pagamento antecipado, remessa sem saque, cobrança documentária e carta de crédito.

O pagamento antecipado transfere para o exportador os riscos das variações cambiais. São operações preferíveis em caso de uma previsível instabilidade cambial. A vantagem é óbvia e bem vinda, mas possui seu custo.

Para importar com pagamento antecipado, é preciso desmobilizar o capital de giro de forma antecipada. Além disso, o importador fica cativo do exportador, que pode sofrer reviravoltas políticas e comerciais, situação que talvez atrapalhe a conclusão dos negócios.

A remessa sem saque beneficia importador e exportador com mais agilidade documental. Além disso, o importador evita diversas despesas bancárias. Finalmente, existe a possibilidade de receber a mercadoria antes do aceite ou do pagamento.

Apesar dessas vantagens, a remessa sem saque gera ao importador riscos de extravio documental. A modalidade também exige altíssima confiança entre as partes: no caso de inadimplência, pode gerar prejuízos e desgastes ao exportador.

A cobrança documentária é intermediada por um banco. Para o importador, o principal benefício é o apoio de uma instituição que fornece estrutura financeira sólida. Isso permite obter informações, resolver possíveis entraves com mais facilidade e evitar extravios documentais.

Por outro lado, a cobrança documentária também traz desvantagens. A liberação da mercadoria pode ocorrer somente após o pagamento, situação que pode gerar demora. A mesma vantagem pode impor alguns riscos.

A carta de crédito é a modalidade mais utilizada, porque fornece garantias sólidas para ambas as partes. No caso do importador, a principal vantagem é a de efetuar o pagamento somente depois de as condições da carta de crédito forem cumpridas.

A segurança da carta de crédito, no entanto, impõe um preço ao importador. É ele que assume o custo real da carta. Todos os custos podem onerar demais a operação, ao ponto de afetar seu resultado. Evitar isso demanda buscar instituições com valores acessíveis.

Quais dessas opções seria a melhor? Depende da capacidade do importador. Relações sólidas de confiança podem tornar viável as opções mais baratas e arriscadas. Riscos de instabilidades tornam preferíveis as opções mais onerosas e seguras.

Escolher a melhor opção depende de alto planejamento estratégico. Os melhores resultados surgem de uma gestão qualificada, que disponha dos recursos necessários para sugerir opções adequadas em modalidades de pagamento.
Para essa gestão, a WM TRADING disponibiliza anos de know-how, especialização e experiência na área. Com a WM TRADING, suas importações contam com uma empresa consolidada no setor, pronta a importar com o máximo possível de redução de custos e de riscos, com os melhores resultados possíveis em tempo, preço e qualidade.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.