O consumo de vinho importado no Brasil

O Brasil consome cada vez mais vinho. E prefere os importados.

Vinho é um prazer gastronômico cada vez mais bem-vindo no Brasil. É também uma oportunidade de negócios cada vez mais atraente para importadores. O mercado brasileiro gera ótimas possibilidades de importações, beneficiadas pela produção mundial, pelo recente acordo comercial entre Mercosul-União Europeia e por um mercado nacional favorável, que adere cada vez mais ao consumo da bebida.

O Brasil é um mercado vinícola em ascensão. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, em 2018 o país foi o 17º maior consumidor de vinho mundial. Foram 330 milhões de litros consumidos, com 1,7 litro per capita, quase duas garrafas por habitante. Além disso, foi o 3º maior consumidor mundial online de vinho. 

Nesse contexto, as importações de vinho no Brasil são privilegiadas. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), os vinhos importados ocupam mais de 80% desse mercado. Mesmo diante das incertezas e das altas taxas cambiais, a importação de vinhos entre 2017 e 2018 se manteve estável, acima do patamar de R$ 360 milhões. 

O contexto é ainda mais favorecido pelo recente acordo entre Mercosul e União Europeia. Negociado por mais de duas décadas, finalmente assinado em 2019, suas cláusulas preveem eliminação progressiva sobre bebidas importadas da Europa, podendo criar um contexto favorável para consumidores, importadores e comerciantes brasileiros.

A vantagem de importar vinhos no Brasil é evidente. O comércio internacional beneficia o país com diversidade, opções, novidades. A combinação de produtores tradicionais e de novos produtores gera diversidade favorável ao consumo. Isso facilita obter excelentes combinações entre qualidade, satisfação e preço, beneficiando o país com oportunidades de negócios. 

Com consumo de vinho crescente, o mercado brasileiro de vinho é cada vez mais atraente. O consumidor nacional adere cada vez mais à bebida, cuja importação pode se beneficiar dos acordos comerciais entre Mercosul e União Europeia. O mercado doméstico desfruta da ótima relação custo-benefício do produto internacional, gerando excelentes chances de negócios e de lucros para comerciantes e importadores.

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