Como obter agilidade nas importações da sua empresa?

Os efeitos da alta do dólar e as diversas instabilidades no setor internacional decorrentes da pandemia de Covid-19 exigem que as empresas reforcem o cuidado com gastos irrefreados e tempo desperdiçado.

Nessa toada, importar com agilidade e gestão logística é impedir maiores perdas de vendas e lucro. Importar melhor, de forma ágil e orientada é um ótimo passo na direção da manutenção da competitividade e estabilidade empresarial.

Mas como obter agilidade nas importações da sua empresa e fazer frente à concorrência?

Fatores que influenciam a agilidade das importações:

1 - Parametrização

O preparo documental e técnico providenciando respostas rápidas para possíveis entraves alfandegários é importantíssimo.

Ao conquistar o desempenho de parametrização com 97% em canal verde, a WM garante segurança e agilidade no desembaraço dos processos. O nosso tempo médio de liberação das cargas no canal verde é de 2 a 3 dias.

2 - Planejamento e Análise Fiscal

A aquisição deve ser feita com fornecedores confiáveis, enviando em tempo hábil e obedecendo as exigências fiscais nacionais. Existem ocasiões em que o produto se enquadra em benefícios fiscais que permitem uma isenção fiscal ou redução tributária.

A WM possui hoje 7 benefícios fiscais que reduzem a alíquota do ICMS pago nas importações.

3 - Logística

É de grande necessidade um estudo completo e minucioso do processo logístico, além de análise de modais e foco nos melhores portos e aeroportos a fim de assegurar que a entrega seja feita nas melhores condições.

A WM dispõe de anos de prática em planejamento logístico eficiente de importações, feita por uma gestão profissional, com objetivo de garantir o melhor do fornecimento internacional. Além de localização estratégica em 16 estados brasileiros, viabilizando aos nossos clientes capilaridade no território nacional.

4 - Radar

É imprescindível que a empresa que deseja importar esteja habilitada no RADAR (Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Quando uma empresa pretende importar ou exportar produtos e serviços, o primeiro passo é se habilitar. Além da WM, a empresa importadora também precisa estar habilitada.

A não habilitação impede a realização do processo de importação.

Quer saber o que é RADAR? Assista ao vídeo que preparamos clicando aqui.

Para a melhor gestão da importação da sua empresa, conte com a WM Trading, temos anos de expertise em planejamento de importação com foco no melhor processo para os nossos clientes.
Resumo
Quatro fatores podem influenciar positivamente a agilidade em importação da sua empresa, são eles: parametrização, planejamento e análise fiscal, logística e habilitação no radar. Contar com a WM vai auxiliar ainda mais o seu processo de importação.

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional

Obrigado pela participação

Qual dos fatores sua empresa poderia melhorar no processo de importação?