Reduzindo custos com importação (parte 3/5): checklist documental

No Brasil, a documentação para importações é complexa e desafiadora. Uma gestão competente pode evitar os riscos do processo.

Organizar é necessidade básica de qualquer negócio, principalmente em importações. Para importar com sucesso, é preciso dispensar cuidado especial à documentação, que exige revisão constante para garantir bons resultados.

Sem a revisão documental, os embarques de importação podem atrasar e até mesmo serem multados. O checklist permite evitar esses atrasos e reveses, devendo ser feito por uma gestão profissional.

Documentos precisam ser analisados antes de a carga embarcar e ao longo de sua nacionalização. Devem ser precisos nos valores, recursos, exigências, necessidades. Disso depende a segurança e o sucesso das operações.

A checagem exige prevenção. Todo documento deve ser incluído, mesmo que não sejam pedidos com frequência. Pode ser difícil lidar com esses detalhes. Mas é muito mais complicado lidar com os problemas gerados pela falta deles.

A checagem precisa também envolver todas as partes. Os fornecedores devem ser instruídos a providenciar os documentos exigidos pela alfândega. Mais uma vez, a falta deles pode gerar atrasos, multas, prejuízos.

Finalmente, a checagem deve ir além dos documentos legais. É o caso das proformas, usadas nas negociações comerciais. Seus valores devem ser precisos. Disso depende o lucro e a viabilidade das operações.

Em um país como o Brasil, altamente burocrático, essa checagem gera riscos. São informações, variáveis, leis e regras demais. Lidar com todas elas exige gestão experiente e capacitada para lidar com todas essa sobrecarga.

Mesmo com todo cuidado, os riscos persistem. A ambiguidade dos regulamentos demanda perspicácia profissional, baseada nas melhores práticas, capaz de reduzir riscos e alcançar resultados favoráveis.

Para essa gestão, a WM TRADING emprega toda sua qualificação e experiência. Revisamos minuciosamente a documentação das importações, agregando segurança às suas encomendas.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.