Reduzindo custos de importação (parte 5/5): controle de processos e organização documental

Lidar com documentos e processos pode ser complicado. O importador pode escapar por meio de serviços profissionais.

Importar vai muito além de fazer o pedido e esperar a entrega. Atender esse pedido exige esforços complexos de organização. Desses esforços, os mais basilares incluem o controle de processos e a organização documental, sempre  facilitados por uma gestão especializada na área.

O controle de processos diz respeito ao fluxo de atividades necessárias para concretizar a importação. Inclui buscar fornecedores, negociar preços, fazer o pedido da mercadoria, realizar o pagamento em outras moedas e finalmente o nacionalizar. Cada etapa possui desafios específicos. Juntas, formam um sistema complexo que exige gestão sofisticada.

A organização documental aborda os documentos exigidos ao longo do fluxo de processos: declarações, notas fiscais, licenças, permissões, contratos. Organizar esses documentos pode ser desafiador no Brasil, um país burocrático. É preciso estratégia e procedimento para lidar com a carga desse sistema.

O controle de processos e a organização documental demandam ferramentas específicas de trabalho. Essas ferramentas podem ser softwares ERP capazes de facilitar a conferência documental, experiência profissional, investimento em qualidade e em qualificação, entre outros meios. Tudo isso exige especialização e investimentos onerosos no setor.

Para o importador, lidar por si só com todos os detalhes dos processos e documentos pode ser arriscado. A complexidade do esforço impõe riscos de erros e pode ser desgastante; é preciso investir em recursos demais. Erros documentais e baixos investimentos podem gerar atrasos, multas, carestia.

Por tudo isso, a solução mais fácil e prática é contratar uma gestão terceirizada especializada na área. Ela permite ao importador aliviar a carga de lidar com toda essa complexidade. O trabalho fica ao encargo de profissionais experientes, capazes de buscar os melhores resultados possíveis.

Para essa gestão, a WM TRADING oferece sólida experiência na área. Trabalhamos com softwares ERP e métodos de gestão avançados. Nossa especialização e qualidade permitem baixar riscos e elevar resultados. Tudo para que as importações desfrutem das melhores condições disponíveis.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.

Matérias Relacionadas

Ops! Ainda não existe item cadastrado