Regulamentos aduaneiros em importações

Satisfazer as exigências das autoridades nacionais é passo elementar em importações.

Aproveitar o comércio internacional exige lidar com uma série de trâmites e regras governamentais. As mais basilares são os regulamentos aduaneiros, demandas burocráticas das autoridades nacionais. Complexas, essas demandas podem ser desafiadoras. O esforço de satisfazê-las é facilitado pelo apoio de uma gestão especializada.

Para controlar a entrada de produtos, o governo exige do importador que informe suas atividades e cumpra suas demandas. As exigências mais evidentes podem ser classificadas em três grupos: a habilitação; as licenças; e o acondicionamento das mercadorias.

A habilitação é o esforço inicial de tornar a empresa legalmente apta a importar. Para isso, ela precisa ser incluída no Siscomex e vinculada ao Radar, entre outros passos. O cadastro exige informar alguns dados essenciais, como o valor em dólares que a empresa planeja encomendar.

As licenças são necessárias para produtos específicos. Esses produtos incluem aqueles que precisam de aprovação de órgãos intervenientes, como Anvisa ou Inmetro. Esses casos exigem obter uma Licença de Importação (LI), emitidas mediante vistorias e avaliações.

O acondicionamento das mercadorias recai sobre o transporte de alguns tipos de cargas. É mandatório para produtos de alta periculosidade, como químicos; ou que precisam de condições específicas de preservação ou conservação, como agropecuários.

Os regulamentos aduaneiros impõem riscos ao importador. Satisfazê-los nem sempre é algo direto e objetivo. Suas regras podem ser difíceis de interpretar. O descumprimento pode ocasionar multas, demoras e apreensões, situação que torna preferível contratar gestão profissional.

Para essa gestão, o importador pode contar com a WM TRADING, uma empresa especializada em importações. Temos experiência com regulamentos aduaneiros. Conhecemos de perto a forma correta de satisfazer essas exigências, aumentando a segurança e o sucesso do negócio.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.