Camex reduz Imposto de Importação para videogame

O Governo Federal aliviou a carga tributária sobre videogames. Publicado no Diário Oficial da União, o decreto 10.532/2020 reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre diversos tipos de consoles e equipamentos do setor. A medida pode beneficiar o comércio com redução no preço final, gerando possíveis oportunidades de negócios para importadores.
 
Os itens beneficiados receberam reduções distintas. Para consoles e máquinas, a redução foi de 40% para 30%. Para partes e acessórios de consoles e de máquinas com imagens reproduzidas numa tela, a redução é de 32% para 22%. Para máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada e suas partes, a redução é de 16% para 6%.
 
A redução do IPI sobre videogames pode facilitar sua importação. O imposto recai sobre a primeira venda desses equipamentos em território nacional. Com a redução tributária, o preço final pode também se reduzir, aquecendo o mercado e incentivando as importações. O benefício chega antes da chegada no país de uma nova geração de consoles da Microsoft e da Sony, prevista para o fim do ano.
 
Com a redução do IPI sobre videogames, comerciantes e importadores brasileiros podem se beneficiar de um mercado promissor. Segundo a consultoria Newzoo, o comércio brasileiro de games movimentou US$ 1,5 bilhão em 2018. Com isso, alcançou a posição de 13º maior mercado do mundo.
 
O mercado de games também é promissor em todo o mundo. Em 2020, a quarentena fez esse mercado alcançar recordes. De acordo com o Superdata, o gasto mundial em jogos digitais em março de 2020 superou US$ 10 bilhões. Em relação a março de 2019, houve destaque para jogos para console 42%, jogos para celular 14% e para computador 12%.
 
Em agosto do ano passado, o governo fez o primeiro corte no IPI dos videogames. Na ocasião, as alíquotas sobre os consoles caíram de 50% para 40%; nos acessórios, de 40% para 32%; e nos portáteis, de 20% para 16%. Além de videogames, neste ano também receberam isenção de IPI produtos médico-hospitalares para combate ao coronavírus.
 
WM Trading, qualidade e excelência em comércio exterior.