Como reduzir o acúmulo de crédito do ICMS?

Na importação, o pagamento de taxas e impostos é essencial para qualquer operação. Por isso é importante saber mais a fundo sobre a aplicação desses impostos na apuração de cada um dos seus processos. 

O ICMS é o único imposto incidente na importação a possuir sistema de crédito, o que pode diferenciar o controle sobre a sua cobrança nos produtos.

Para empresas que estão ativamente importando podem ocorrer diferentes situações envolvendo o imposto estadual durante as operações. É comum em alguns casos que a alíquota de ICMS na entrada e saída do bem seja divergente, gerando um crédito de ICMS não cumulativo que se tornará uma despesa ao importador.

O acúmulo nada mais é do que uma despesa

O princípio da não cumulatividade determina que o montante pago no ICMS deve ser compensado em cada operação, abatendo da NF de venda (saída) o imposto pago na sua aquisição; ou seja, no imposto destacado na Nota Fiscal de entrada da mercadoria. Sendo assim, a compensação do imposto abate do montante a ser pago do ICMS da saída o valor correspondente pago na NF de entrada. 

Na importação em que o percentual de ICMS na entrada for maior do que a sua alíquota da saída, há o acúmulo de crédito desproporcional; esse acúmulo se reflete como uma despesa ao importador.

Como otimizar as alíquotas com a gestão WM

Somando mais de 18 anos no comércio exterior, a WM opera com expertise no planejamento tributário a fim de não resultar no acúmulo de crédito de ICMS.

Nosso planejamento está baseado em anos de prática para sua empresa desfrutar das melhores escolhas tributárias na importação. Desenhamos uma operação em que o estado de nacionalização da mercadoria é diferente do seu estado de destino. Estudamos profundamente a classificação fiscal dos itens, atrelando o processo a um dos nossos 7 benefícios fiscais dispostos em 6 diferentes estados do Brasil. 

Sendo assim, a mudança na alíquota de entrada do ICMS a partir do estado de nacionalização da carga versus a alíquota de saída equilibra a tributação reduzindo o seu acúmulo excessivo. Realizamos esse processo através das modalidades por Encomenda e por Conta e Ordem. A experiência da WM agrega inteligência tributária, logística e operacional às suas operações de importação. 

Quer saber mais sobre como reduzir o acúmulo de crédito de ICMS na sua empresa? Converse com um de nossos especialistas e faça o melhor desenho tributário para a sua operação.