Demurrage e detention, desafios em logística

Cobradas em caso de atraso, a demurrage e a detention encarecem as importações e reduzem os lucros. Para evitar isso, planejamento logístico é essencial.

Tempo é uma preocupação fundamental em logística de comércio exterior. Para ser bem sucedida, a importação precisa ocorrer com o mínimo de demora e o máximo de rapidez. Atrasos não apenas dificultam a produtividade da empresa, como podem também gerar penalidades. Nesse contexto, duas das cobranças mais relevantes são a demurrage e a detention.

Cobradas sob forma de multas, a demurrage a detention ocorrem pela demora no tempo de armazenamento e do uso dos contêineres. Elas são previstas em contratos com o porto e com os armadores. Esses contratos precisam ser muito bem elaborados, para deixar claro como a cobrança será calculada.

A demurrage é cobrada quando o contêiner fica no porto por mais tempo do que o prazo contratado. Seu cálculo inicia na data em que o contêiner chega ao porto do destino e termina quando o contêiner é retirado. A multa é paga sobre cada dia a mais que o contêiner atrasa. Se o contrato prevê cinco dias e a estadia demora oito, a demurrage é cobrada sobre esses três dias a mais.

A detention surge quando o contêiner demora mais do que o previsto para voltar ao terminal. Depois que sai do porto, o contrato prevê que o contêiner precisa voltar dentro de um limite de tempo. Se esse limite for violado, ocorre a cobrança da detention. A cobrança funciona como na demurrage: se o tempo previsto for de cinco dias e a demora for de oito, a detention ocorre sobre esses três dias extras.

Dessa forma, a demurrage é cobrada quando o contêiner demora demais no porto; e a detention, quando o contêiner demora demais para ser usado. Em um país como o Brasil, pleno de gargalos logísticos, essas cobranças são um risco constante e evidente. Todo esforço é necessário para que essas cobranças não reduzam ou até mesmo arruínem o sucesso das importações.

A demurrage e a detention deixam claro a importância do planejamento logístico. Quando bem realizado, ele é capaz de prevenir essas multas ou ao menos reduzir o custo delas. Isso pode ser feito ao se escolher os melhores canais de nacionalização da carga. Além disso, o planejamento logístico pode reduzir o custo da demurrage e da detention. Isso pode ser feito com negociações bem elaboradas.

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