A importância do RADAR no processo de importação

Quando uma empresa pretende importar ou exportar produtos e serviços, o primeiro passo é se habilitar no RADAR.

O que é o RADAR?

Registro e Rastreamento da Atuação  dos Intervenientes Aduaneiros é o registro obrigatório que disponibiliza acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e que concede à empresa o direito de importar e exportar de maneira legalizada.

Através dessa ferramenta, pode-se acompanhar a fiscalização aduaneira realizada na operação, possibilitando um combate a possíveis fraudes fiscais e aduaneiras.

Importante ressaltar que apenas pessoas jurídicas poderão se habilitar quando as operações de importação ou exportação tiverem objetivos comerciais.
Requisito Indispensável

No entanto, por mais que muitas vezes este fato seja desconhecido pelo público, a habilitação no RADAR é um requisito indispensável à empresa que desejar participar do comércio internacional. 

Em outras palavras, não estando habilitada, a empresa não poderá importar ou exportar produtos e serviços, ou seja, a não habilitação impede o processo de importação.

Modalidades de RADAR

Existem 3 modalidades de RADAR e em todas elas a habilitação possui validade de 12 meses contados a partir da data de deferimento da habilitação. Além do mais, em qualquer uma das modalidades o processo de exportação possui valor ilimitado para operações.
As modalidades são:
 

  • Radar Expresso: habilitação utilizada em duas ocasiões. A primeira quando a pessoa jurídica for constituída sob a forma de sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas em bolsas de valores, e a segunda quando for uma empresa pública ou sociedade de economia mista.
 
  • Radar Limitado USD 50 mil: habilitação para operações de até 50 mil dólares por semestre para importação. Em suma, é a habilitação que recebem as empresas de menor porte que estão começando a operar.
 
  • Radar Limitado USD 150 mil: habilitação para operações de até 150 mil dólares por semestre para importação. As empresas possuem um porte considerável.
 
  • Radar Ilimitado: habilitação para operações que vão além de 150 mil dólares por semestre para importação. É a habilitação que as empresas de médio ou grande porte com um grande volume de operações possuem.
Orientação e direcionamento

Tendo em vista a importância da habilitação no RADAR, a WM orienta e fornece aos seus clientes o serviço de aquisição da habilitação, dando entrada no processo após o recebimento de toda a documentação necessária.

Além disso, orientamos a sua empresa no processo de aumento do limite do RADAR, oportunizando operações maiores e mais robustas.

Caso você deseje saber como se habilitar no RADAR, basta assistir ao vídeo que possuímos clicando aqui.

Tem algum projeto em mente? Entre em contato conosco!

WM Trading, inovação e excelência em comércio internacional
Resumo
O RADAR é o registro que concede à empresa o direito de importar e exportar de maneira legalizada. O registro é requisito indispensável à empresa que desejar importar ou exportar a ponto de a não habilitação impedir o processo de ser realizado.

Obrigado pela participação

A sua empresa já está habilitada no RADAR?