Reduzindo custos em importações (parte 2/5): buscar benefícios fiscais de produtos

O importador precisa aproveitar os benefícios que o governo concede a importados. Os melhores resultados podem ser alcançados por gestão terceirizada.

Em importações, reduzir custos é prioridade. O sucesso depende de alcançar todo corte de gastos possível. Nesse sentido, os melhores resultados surgem da combinação bem sucedida entre planejamento e oportunidade. Um das partes mais importantes desse esforço recai sobre a carga tributária.

Importar no Brasil pode ser desafiador. Seja para arrecadar mais, seja para resguardar produtores, o governo brasileiro impõe dificuldades para acessar o mercado externo. O principal recurso para isso ainda é a carga de impostos.

Dentro da legalidade, todo esforço precisa ser feito para reduzir a tributação sobre importados. O esforço mais básico para isso inclui acompanhar eventuais concessões do governo. Elas são feitas por meio de portarias, que podem ser obrigatórias ou opcionais aos estados e municípios.
O governo reduz impostos de importação para cumprir objetivos estratégicos. Parte desses objetivos é o de estimular a produção. Pode acontecer também de não haver equivalentes nacionais, situação que exige importar.

O alívio recai sobre tributos como os Impostos de Importação (II), o Imposto Sobre Produtos Importados (IPI) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os benefícios incluem redução tributária e isenção fiscal.

Detectar e aproveitar essas oportunidades demanda alto investimento. É preciso acompanhar as portarias, verificar onde foram adotadas, elaborar um planejamento logístico que permita desfrutar desses benefícios.

Tudo isso exige altos níveis de especialização. Alcançá-lo por si só pode ser caro e dispendioso. O importador desvia tempo, dinheiro e inteligência para atividades meio. Tudo isso reduz sua capacidade nas atividades fim.

Para o importador, o ideal é permitir que uma gestão terceirizada tome conta dessa atividade. Essa gestão pode reduzir custos e ampliar as chances de sucesso. Naturalmente, a escolha dessa gestão deve privilegiar experiência e qualidade sólidas, comprovadas por experiência.

A WM TRADING disponibiliza essa gestão. Com anos de prática, agregamos expertise e inteligência ao seu planejamento tributário. Acompanhamos os benefícios fiscais concedidos aos importados e estudamos a melhor forma de sua empresa obter vantagens e benefícios.

WM TRADING, qualidade e excelência em comércio exterior.

Matérias Relacionadas

Ops! Ainda não existe item cadastrado